11 de maio de 2012
Por: Haroldo Lima


A 108ª Plena do Sinasefe, que acontece em Brasília (DF), nos dias19 e 20/5, vai discutir a adesão dos Institutos Federais de Educação às paralisações provenientes da Campanha Salarial Unificada. A Plena vai avaliar a viabilidade dos Sinasefes iniciarem movimento grevista, em companhia dos docentes federais, que deflagraram greve para 17/5, a partir das análises locais apresentadas pelos delegados presentes no evento.  Organização interna do Sinasefe Nacional e painel sobre movimentos populares também integram a programação do evento.

De acordo com o coordenador geral da Seção Ifes, Maxwell Monte, “é possível que a Plena decida sobre a participação do Sinasefe no movimento de greve que vem sendo construído pelos servidores federais de outras categorias”.

Abaixo do Consinasefe, a Plena é a instância de deliberação máxima do Sinasefe. Ela é constituída a partir de demanda apresentada pela direção nacional do Sindicato e composta por delegados eleitos em seções sindicais em dia com suas obrigações estatutárias. Cada seção tem direito de enviar dois delegados eleitos em assembleia ou reunião de diretoria para o evento, um da base e outro da coordenação da Sindicato local. Qualquer servidor da base pode e deve participar como ouvinte.

Assembleia extraordinária da próxima quarta-feira (16) vai eleger delegados para a 108ª Plena

A Seção Ifes realiza na próxima quarta (16) mais uma assembleia geral extraordinária da categoria. A reunião de servidores acontece no auditório sobre a CAIXA, Campus Vitória, com primeira chamada às 15h e segunda às 15h30. Os presentes na assembleia vão eleger os dois delegados que vão representar o Ifes na Plena, além de discutir progressão, questões jurídicas e outros pontos.

Docentes da Ufes e de federais brasileiras deflagram greve em 17/4

Os docentes das universidades federais vão deflagrar greve geral na próxima quinta-feira (17). Na Ufes, os docentes decidiram parar na última quinta-feira (10), em assembleia da categoria. A reestruturação da carreira docente, prevista no Acordo 04/2011 e  descumprido pelo governo federal, com valorização do  piso e incorporação das gratificações, além de valorização e melhoria das condições de trabalho docente nas IFES são as principais reivindicações da categoria.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 108ª PLENA

DIA 19 DE MAIO (SÁBADO)

08:00 – Abertura oficial do Credenciamento da 108ª Plena

08: 30 às 12:00 PAINEL SOBRE OS MOVIMENTOS POPULARES

Convidados: Osmarino – SERINGUEIRO DO ACRE, João Batista – Representante do MTL (Movimento Terra Trabalho e

Liberdade), Guilherme – Representante do MTST (Movimento dos Trabalhadores

sem Teto), Julio Cesar – Representante do Quilombo Raça e Classe

12h – Encerramento do Credenciamento

12h às 14h – Almoço

14h – Informes Gerais:

· Direção Nacional

· Seções Sindicais (solicitamos que as Seções tragam informes por escrito, priorizando os encaminhamentos das seções sobre a Campanha Salarial 2012 e a Campanha Nacional em defesa dos nossos direitos )

16h – Avaliação da Conjuntura

18h – Cofre Break

18:30h – Campanha Salarial 2012/Mesas de Negociações

20:30 h – Campanha Nacional em Defesa dos Nossos direitos

DIA 20 DE MAIO (DOMINGO)

8:00 h – RESOLUÇÕES SOBRE AS CAMPANHAS SALARIAL 2012 E EM DEFESA DOS

NOSSOS DIREITOS

10:00 h – ORGANIZAÇÃO DO SINASEFE

 Representação do SINASEFE na SEN CSP/CONLUTAS

 Comissão de negociação com o governo

 Eleição do membro suplente da CNS (1 vaga)

 Composição da CND (a partir do que foi aprovado no 25º CONSINASEFE)

12 às 14h – ALMOÇO

14 h – Continuação Organização do SINASEFE

 Calendário:

· Encontros Regionais

· Seminário de Educação

· Encontro das Escolas Militares

· Encontro Jurídico

17h – Encerramento da 108ª PLENA

579 View