17 de agosto de 2012
Por: Haroldo Lima


Plena acontece nos dias 22 e 23, em Brasília. Delegados capixabas foram eleitos em assembleia realizada no dia 10.

O Sinasefe Nacional agendou a 113ª Plena Nacional para quarta e quinta-feira (22 e 23). A Plena vai avaliar a proposta feita pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão na última quarta-feira, 15, para os servidores técnico-administrativos. A reabertura da mesa de negociação dos docentes também está na pauta da reunião, que acontece em Brasília.

Eleita em assembleia realizada no último dia 10, Niciane Estevão Castro, da Reitoria, vai representar os servidores do Ifes na 113ª Plena. Randall Guedes, do Campus Cariacica, foi o observador eleito. A servidora Cynthia Kruger Quinino é a suplente. O delegado indicado pela diretoria da Seção Ifes é Adolfo Oleare.

“A questão de Gênero no Movimento Sindical” é o tema de abertura da Plena, na manhã da terça. Segundo Samanta Maciel, coordenadora geral do Sinasefe Seção Ifes, o recorte de gênero para a abertura da reunião foi pensado porque o machismo ainda é evidente no movimento sindical e em outros movimentos sociais.

“Embora o número de servidoras seja alto no funcionalismo público, os espaços de representação sindical ainda são dominados predominantemente por homens. Nas plenas, poucas companheiras estão presentes e se colocam à disposição para construir a luta. Temos que ampliar o debate de gênero e estimular a participação feminina para evitar que certas práticas opressoras sejam reproduzidas nos movimentos sociais”, afirma Maciel.

Análise da conjuntura nacional, e informes da direção nacional do Sinasefe e do Comando Nacional de Greve também estão na pauta da Plena.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 113ª PLENA:

 

Dia 22 de agosto (quarta-feira)

08h – Abertura oficial do Credenciamento da 113ª Plena

09h às 10h30 – Abertura: “A questão de gênero no movimento sindical”

10h30 às 12h – Análise de Conjuntura

12h – Encerramento do Credenciamento

12h às 14h – Almoço

14h às 16h – Mesa de Negociações com os TAEs

16h às 18h – Encaminhamentos

18h às 21h – Informes Gerais: Direção Nacional / Comando Nacional de Greve (CNG), Seções Sindicais Mesa de negociação

 

Dia 23 de Agosto (quinta-feira)

08h30 às 12h – Estratégias para encaminhamento da questão docente

12h às 14h – Encaminhamentos

408 View