Reestruturação de Carrreira

Secretário executivo do MPOG diz que proposta de carreira para os docentes tem como foco os ativos

Secretário executivo do MPOG diz que proposta de carreira para os docentes tem como foco os ativos

Data: 4 de setembro de 2009

Companheiros,

Abaixo transcrevemos relato recebido da companheira Tânia Guerra sobre a reunião do Andes com o Ministério do Planejamento. Pedimos a atenção nas frases proferidas pelo secretário executivo do planejamento sobre os colegas aposentados. É UM MASSACRE!

Vale ressaltar que o Sinasefe foi impedido de entrar na reunião!

duvanier1
Secretário Executivo do MOPG, Duvanier Paiva

Dia 25 de agosto o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) reuniu-se com ANDES e PROIFES para tratar da proposta de alterações na carreira do ensino superior.

O SINASEFE estava no Ministério para acompanhar a reunião, já que acredita que a discussão de carreira deve ser feita com as entidades representativas dos professores e professoras da rede federal de educação, uma vez que a entidade defende a carreira única para esta categoria. Como temos a mesma tabela salarial, acreditamos que qualquer alteração feita na carreira do ensino superior terá reflexos em nossa carreira.

Após mais de uma hora de espera na portaria e cerca de sete telefonemas do 7º andar para os representantes do SINASEFE, Carlão e Tânia, a profª Nina decidiu não permitir nossa entrada, afirmando que a intenção do governo era “receber exclusivamente o SINASEFE na próxima semana”. Desde a assinatura do Termo de Acordo, ocorrida em março de 2008, a MPOG descumpre o que foi firmado e se recusa a instalar a mesa prevista na cláusula 5ª do referido acordo.

Na reunião com as duas entidades citadas, o secretário executivo do MOPG, Duvanier Paiva, entregou uma 2ª versão da proposta de alterações para a carreira do ensino superior e afirmou que o governo encaminhará um projeto de lei que tratará de várias mudanças para a carreira do ensino superior. No item “aposentados/as” suas declarações são estarrecedoras:

SITUAÇÃO DOS APOSENTADOS NAS NOVAS CARREIRAS
A questão da transposição dos aposentados foi considerada ao se discutir a questão da progressão dos docentes em função da proposta de constituição de uma nova classe (professor sênior). Os representantes do ANDES-SN lembraram que novas distorções podem acontecer, a semelhança do que ocorreu quando da criação da classe de Associado e Especial. A representação do ANDES-SN mostrou também os prejuízos que se apresentaram para os docentes aposentados, que perderam seus posicionamentos na hierarquia da carreira quando comparado a situação de que gozavam quando de suas aposentadorias. Esse fato agora poderá se repetir, o que é inaceitável. O levantamento desse problema levou o Secretário a fazer forte e incisivo discurso quanto a “não responsabilidade do Ministério do Planejamento com esse segmento docente”. Segundo ele “não cabe ao Ministério envolver-se com essa questão. O aposentado, aposentou-se”, segundo suas palavras. “O ministério tem o dever de se ocupar, de pensar em quem se vincula à produção, como os ativos”. O secretário afirmou que “a questão dos aposentados não faz parte da agenda de formulação do MPOG”. Reafirmou ainda que a sua preocupação é “definir relações com os trabalhadores que constituem a atual força de trabalho, para garantir condições de uma gestão que qualifique o Estado para suas finalidades”. Nessa perspectiva, ainda que tenhamos respeito e entendamos os direitos dos aposentados “não podemos nos preocupar com quem não trabalha”, disse ele.

A representação do ANDES-SN rebateu esta posição afirmando que a universidade e os institutos foram construídos por esses trabalhadores. Entretanto, o Secretário voltou a afirmar seu posicionamento e declarou que “ não existe mais paridade”. Disse que este debate já estava superado e que havíamos perdido a pauta. Em suas palavras: “Além do que este Governo está em via de construir um Regime Próprio de aposentadoria para os servidores, fazendo a aproximação com os aposentados do Regime Geral, tema que está sendo tratado na atualidade”. O ANDES-SN alegou que estas mudanças não abrangem os que já estão aposentados e que, nesse sentido, era necessário que se levasse em conta essa questão. Mostrando inconformidade com nossa insistência o Secretario voltou a afirmar que a reunião não era o espaço para essa discussão. Concluiu o tema dizendo que “ tem que se acabar com essa história de que aposentado precisa ficar permanentemente no topo”!

O Proifes eximiu-se de manifestação e insistiu para que voltassemos à pauta.

Penso que o SINASEFE deve analisar o que vem acontecendo para definir, coletivamente, que ações encaminhar na garantia da manutenção de seus princípios, no caso a paridade e integralidade dos companheiros e companheiras aposentados/as.

Tania Guerra – Coordenação de Pessoal Docente Sinasefe
30/08/09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo