Notícias

Assembleia cria congresso da Seção Ifes e repudia cultura de estupro no Brasil

Assembleia cria congresso da Seção Ifes e repudia cultura de estupro no Brasil

Data: 2 de junho de 2016

Categoria autorizou a ida ao II ENE, em Brasília, de todos os que se pré-inscreveram por e-mail para o Encontro

O Sinasefe Seção Ifes realizou nesta segunda-feira, 30, uma assembleia geral no teatro do campus Vitória, em que a categoria aprovou a criação do Congresso Regimental bianual do Sindicato. A pauta incluiu, ainda, os informes Gerais; PL 257; Composição do Conselho Fiscal; Escolha da Comissão Organizadora do 1º Congresso Regimental; e o II Encontro Nacional de Educação (ENE).

O coordenador geral do Sindicato Aliomar da Silva presidiu a mesa e logo no início da assembleia foi proposta a inclusão de um novo ponto de pauta para a discussão sobre as questões de gênero, cultura do estupro e violência contra minorias no Brasil, e um posicionamento do Sindicato sobre a questão. A proposta foi acatada pela categoria.

Servidoras do Ifes Linhares fizeram uma intervenção com cartazes no teatro alertando para a cultura do estupro no Brasil, a misoginia, o machismo e a responsabilidade das trabalhadoras e dos trabalhadores da Educação no combate ao pensamento que normaliza essas práticas no país.

As atas da assembleia anterior e da eleição foram lidas e os informes foram dados. Na sequência a categoria elegeu os dois nomes para o Conselho Fiscal (biênio 2016/2017) que agora é composto por Antelmo da Silva Junior e Leandro Amaral Klein, eleitos durante a assembleia, e Geraldo Henrique de Oliveira, eleito na mesma eleição que definiu a nova diretoria executiva do Sindicato.

As servidoras e os servidores presentes aprovaram, ainda, a inserção da realização do Congresso Regimental bianual do Sinasefe Seção Ifes no Regimento do Sindicato. Os termos da realização deste evento foram debatidos e definidos, e os sete membros da base para a comissão organizadora também foram eleitos. Além disso, a comissão contará com três membros da diretoria.

ENE

As trabalhadoras e os trabalhadores do Ifes também definiram como será a participação do Sindicato no II ENE, em Brasília, entre os dias 16 e 18 de junho. Foi aprovada a ida ao Encontro de todos os que se pré-inscreveram por e-mail até o dia da realização da assembleia, 30 de maio.

A assembleia aprovou, ainda, a elaboração de uma nota de repúdio ao estupro de uma adolescente por mais de 30 homens no Rio de Janeiro. A mesma nota alertará para a cultura do estupro, misoginia e machismo que ainda prevalecem no Brasil. Além disso, ações nesta área serão debatidas na diretoria e nos Grupos de Trabalho.

O último ponto a ser debatido foi o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 257/2016 que tramita na Câmara dos Deputados desde o dia 22 de março. A coordenadora geral do Sinasefe Seção Ifes Simone Izoton explicou que o texto prevê congelamento salarial, suspensão da admissão ou contratação de pessoal, redução do quadro de pessoal do funcionalismo público por meio de programas de demissões voluntárias, dentre outras medidas que colocam em risco até mesmo o reajuste negociado no último acordo de greve.

Ficou definido que a categoria intensificará a formação política por meio dos GTs ampliando a conscientização e mobilização dos servidores contra os ataques materializados no PLP 257/2016 e também nas reformas que o governo Temer pretende aprovar.

Confira os eleitos para o Conselho Fiscal

Leandro Amaral Klein

Geraldo Henrique de Oliveira

Antelmo da Silva Junior

Confira quem integra a comissão organizadora do congresso

Weriquison Simer Curbani

Adolfo Miranda Oleare

Antelmo Da Silva Junior

Ana Paula Brasil

Poliane Dos Passos Almeida

Vinicius Cavatti Cancelieri

Wagner Scopel Falcão

Confira os servidores que irão ao II ENE

Adolfo Miranda Oleare

Aline Pimentel Benedicto

Alini Altoé

Aliomar da Silva

Ana Paula Brasil

Carlos Alberto Firmino dos Santos

Clerio Lucas Guaitolini

Danillo Tavares Permanhane

Eduardo Fausto Kuster Cid

Felipe Alexandre L. Fernandes dos Santos

Italo Severo Sans Inglez

Jackson Ricardo Marcelino Braz

Julio Cesar Bello

Moacyr Corrêa Junior

Poliane dos Passos Almeida

Roberto Wallace Viana

Vinicius Cavatti Cancelieri

Wagner Scopel Falcão

Weverton Pereira do Sacramento

Pular para o conteúdo