Assembleia geral dá o primeiro passo para a criação do Congresso Estatuinte

Data: 12 de novembro de 2015

DSC_1438

O Sinasefe Seção Ifes realizou assembleia geral na última quarta-feira, 11, no campus Vitória. As trabalhadoras e os trabalhadores discutiram as seguintes pautas: Informes Gerais, Informes Sobre as Eleições da Seção Sindical, eleição de delegados para a 138º Plena, Recomposição dos GT’s e Alteração Regimental. O último ponto de pauta aprovou a criação de uma comissão para propor a realização do Congresso Estatuinte.

O coordenador geral do Sinasefe Seção Ifes Antelmo da Silva Junior propôs montar a comissão para que, com a realização do Congresso, as próximas alterações regimentais sejam feitas somente através deste instituto. O objetivo é fortalecer o regimento interno, por meio da ampla participação dos sindicalizados na sua construção. A comissão será composta por Antelmo da Silva Junior, Hudson Cassio Gomes de Oliveira, Clério Lucas Guaitolini e Aliomar da Silva.

DSC_1383

Antelmo também informou que no dia 1 de dezembro o Núcleo Capixaba de Auditoria da Dívida Pública, com participação da seção, promoverá um evento que contará com a participação da auditora Maria Lucia Fatorelli e possivelmente com o deputado federal Ivan Valente, relator da CPI da dívida pública. Maria Lucia atuou na auditoria da dívida da Grécia. No mesmo dia será oficializado o lançamento do núcleo.

O coordenador geral falou, ainda, sobre as Eleições do Sindiupes, que ocorrerão nos dias 18 e 19 de novembro. O Sinasefe Seção Ifes apoia a chapa 1, da oposição, pois a chapa da situação atua desmobilizando a categoria, além de ter promovido a refiliação à CUT, entidade da qual a seção se desfiliou.

DSC_1414

O servidor Julio Belo falou sobre as atividades do Comando Nacional de Greve (CNG) e deu informações sobre o acordo de greve que ainda não foi assinado em decorrência da entrada do novo ministro da Educação, Aloísio Mercadante.

Festa

Com relação à Festa dos Servidores, Antelmo da Silva Junior informou que o evento realizado em Cachoeiro de Itapemirim no último domingo, 8, contou com a presença de 84 pessoas, com muita integração entre os participantes, churrasco à vontade e forró pé de serra. Foi informado, ainda, que as festas estão sendo filmadas e que haverá um vídeo editado dos três eventos (Cachoeiro, Linhares e Serra).

Eleições

DSC_1296

Depois dos informes gerais, os membros da comissão eleitoral Hudson Cássio Gomes de Oliveira, Alex Jordane de Oliveira e Pasqual Rupf Junior fizeram informes e esclarecimentos sobre o processo eleitoral da seção. Hudson explicou que houve uma extensão do prazo de inscrição de chapas, e que uma chapa se inscreveu sem o número completo de membros, o que impossibilitou a sua homologação. A comissão optou por iniciar um novo processo de inscrição. A comissão divulgou o novo cronograma das eleições, que ocorrerão no dia 26 de novembro.

Ataques à Educação

DSC_1115

Um dos pontos abordados na assembleia foi a convocatória da 138ª plena que vai debater principalmente os projetos de lei que são reconhecidos como ataques à Educação. Houve propostas para que sejam convocadas assembleias gerais para debater os pontos elencados na Plena como críticos à Educação; e também para a organização de seminários no 1º semestre de 2016 sobre os temas. Houve consenso sobre essa questão e a indicação do diretor Clério Lucas Guaitolini e do servidor Júlio Belo como delegados para a Plena foi aprovada.

Com relação à recomposição dos Grupos de Trabalho (GTs) os servidores Reginaldo Flexa, Cezar Laurence e Hudson Cássio Gomes de Oliveira se disponibilizaram a compor o GT Carreira Docente.