Notícias

Confira as importantes deliberações da assembleia realizada no dia 1º de março

Confira as importantes deliberações da assembleia realizada no dia 1º de março

Data: 2 de março de 2018

Além da pauta prevista para a assembleia, também foram feitos repasses da reunião com o reitor com vários pontos de interesse da categoria

O Sinasefe Seção Ifes realizou nessa quinta-feira, 1º de março, uma assembleia geral, na sede do sindicato, no bairro Jucutuquara, em Vitória.

A assembleia realizou os repasses da 153º Plenária do Sinasefe, realizada no 23, 24 e 25 de fevereiro, em Brasília.

Confira as importantes deliberações da assembleia realizada no dia 1º de março_3

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe) lançou a Campanha Salarial 2018. Para este ano, a campanha é em prol da defesa dos servidores e do serviço público. Assim como o fim do ponto eletrônico e a anulação das reformas e da Emenda Constitucional 95 de 2016 – que limita os gastos públicos por 20 anos.

Na reunião também foi destacado que no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – haverá a Greve Internacional das Mulheres. A representante do Movimento Mulheres em Luta (MML), ligada a CSP-Conlutas (central a qual o Sinasefe Ifes é filiado), Lara Gobira, esteve presente na reunião e destacou que esse movimento acontecerá em todo o mundo. “É muito importante a adesão da categoria para o fortalecimento da luta. Além deste ato, neste domingo, 4 de março, às 14 horas, nós faremos um esquenta no Parque Moscoso. Vamos organizar rodas de conversas e confecções de cartazes”, convocou Lara.

No Espírito Santo, haverá um ato unificado no dia 8 de março que contará com a presença de diversas categorias profissionais, sindicatos, centrais sindicais e organização de mulheres. A manifestação terá concentração na Praça de Jucutuquara, em Vitória, às 13 horas, e as participantes farão uma caminhada até o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O ato está sendo organizada pelo MML.

A assembleia aprovou a adesão às atividades do 8 de março.

Saiba mais: 153ª PLENA reforça chamado à greve do dia 8 de março e aprova programação do 32º CONSINASEFE

Encontro Nacional de Mulheres

As/os presentantes também elegeram as delegadas para participar do Encontro Nacional de Mulheres, que acontecerá de 23 a 25 de março, em Brasília.

Foram eleitas as sindicalizadas Lucia Helena Pazzini e Norma Pignaton Recla, de Vitória, Alini Altoé, de São Mateus, e Poliane dos Passos Almeida, de Linhares. Todas as delegadas são TAEs.

Confira as importantes deliberações da assembleia realizada no dia 1º de março_1

Atenção! Uma vaga ainda não foi preenchida. As interessadas em participar devem enviar um e-mail para o sindicato por meio do endereço [email protected]. A primeira a enviar será a escolhida para preencher a vaga.

Consinasefe

Aliomar informou que a diretoria do sindicato realizará assembleias locais nos 22 campi do instituto para eleger os delegados e as delegadas para a 32ª edição do Congresso do Sinasefe (Consinasefe), que será realizado de 28 de abril a 1º de maio, em Brasília.

A primeira assembleia acontecerá no campus de Vila Velha, no dia 05 de março, segunda-feira. A segunda será no campus de São Mateus, no dia 06 de março.

O Sinasefe poderá enviar para o congresso até 24 representantes.

Saiba mais: Sinasefe Seção Ifes realizará assembleia em São Mateus no dia 06 de março

Atenção Vila Velha! Sinasefe Seção Ifes realizará assembleia local nesta segunda-feira, 5, às 10 horas

Eleição Sinasefe Seção Ifes

Na assembleia realizada no dia 6 de fevereiro, a composição da comissão eleitoral (CE) que coordenará a eleição para a direção do Sinasefe Seção Ifes, biênio 2018/2020, não foi fechada.

Assim, essa pauta voltou a ser discutida na assembleia desta quinta, 01. Mais duas pessoas se candidataram e foram aprovadas pela assembleia: Aliomar da Silva (Tae) e Mateus Silva Ferreira (aposentado).

Eles vão se unir a Reginaldo Flexa, que se candidatou e foi aprovado na assembleia do dia 6.

IMG_9532_1111

Conjuntura e Previdência

O representante da CSP-Conlutas estadual, Felipe Skiter, realizou a análise de conjuntura política do país.

A suspensão da tramitação da reforma da previdência foi uma vitória para a classe trabalhadora. O fato de a pauta não ter ido à votação, mostra um enfraquecimento do governo Temer. “Pelo fato de ser um ano eleitoral e a pauta ter bastante reprovação da população, alguns políticos da base do governo recuaram”, comemorou Skiter.

Confira as importantes deliberações da assembleia realizada no dia 1º de março_2

Mas o governo mudou a estratégia e mirou a segurança pública, partindo para a intervenção militar no Rio de Janeiro (RJ). “Essa medida ficará em vigor até o dia 31 de dezembro, portanto a reforma não poderá ser votada até lá, de acordo com a constituição”, ressaltou.

“Entretanto, quanto à intervenção, nós sabemos que quem controla a economia do tráfico de drogas não mora na favela. E quem sofre com a violência é o pobre morador da periferia”, lamentou Skiter.

Ascefetes

A proposta de parceria com a Associação dos Servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Ascefetes) foi suspensa.

Confira as importantes deliberações da assembleia realizada no dia 1º de março_4

Segundo o diretor Aliomar, a pauta precisa ser discutida com mais calma e este ano é um ano de escolha da nova diretoria do sindicato, o que dificulta essa discussão.

Reunião com o reitor

Na assembleia também foram feitos os repasses da reunião de diretores do Sinasefe Seção Ifes, acompanhados pelo assessor jurídico do sindicato, com o reitor do Ifes, Jadir José Pela. A reunião ocorreu no dia 28 de fevereiro.

Aliomar da Silva destacou as pautas discutidas com o reitou: eleição da comissão interna de supervisão e carreira dos TAE’s (CIS); Liberação de servidor para atividade sindical; Capacitação TAE; Resolução de afastamento dos TAE’s para capacitação; Decreto 9262/18 (conversa do Conif com MPOG sobre a carreira TAE); Processo de Periculosidade e Insalubridade; vale-transporte; ponto eletrônico e reforma do ensino médio e Encontro Nacional de Educação.

28336722_1656407441119516_241508079454052221_o

CIS

Sobre a eleição da CIS, o diretor destacou que o reitor informou que a comissão que dará início ao processo de eleição dos componentes já está praticamente pronta e em breve os trâmites do pleito começarão.

Capacitação, liberação, insalubridade e periculosidade

Aliomar também destacou que uma resolução sobre o afastamento para capacitação dos técnicos administrativos (Taes) será discutida e elaborada com a direção do instituto. O mesmo será feito sobre a liberação da/o servidor/a para a atividade sindical e sobre a concessão de insalubridade e periculosidade para as/os servidoras/es que ainda não recebem.

Vale-transporte

O vale-transporte precisa ser adequado à do servidor, com isso uma resolução será elaborada para que o direito do servidor seja assistido. Assim como um sistema para incentivar a capacitação da categoria será apresentado.

Decreto 9262/18

Sobre o Decreto 9262 de 2018, Aliomar informou que mais de 50 cargos foram extintos com a medida. “Temos que garantir que os profissionais, que suas profissões foram extintas, tenham dignidade. Porque essa demanda tem que ser discutida pela Comissão Nacional de Supervisão (CNS). Isto é lei”, apontou.

Ponto eletrônico

Sobre a pauta do ponto eletrônico, o coordenador disse que o ministério público está pressionando a reitoria para que a biometria seja implantada, e além deste tipo de registro, que também seja implementada câmera. “Nosso contra-ponto é que existe muita coisa nos campi do Ifes para ser feita. E instalar esse material em todas unidades gera um custo. Existem prédios para construir, segurança para aprimorar. Será que o ponto é mais importante do que essas outras pautas?”, questionou o diretor.

Reforma do ensino médio

Por fim, ele ressaltou que o Ministério da Educação (Mec) marcou uma reunião com diretores de campi para que seja implementado nas unidades a “Reforma do Ensino Médio”. “Somos totalmente contra, a nossa metodologia existe a anos e funciona. Somos os primeiros lugares no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, destacou.

Saiba mais:

Campanha Salarial 2018: Fonasefe e Fonacate protocolam pauta com ato público e conseguem reunião com o governo para 02/03

8 de março: DN destaca centralidade da luta e convoca paralisações

Pular para o conteúdo