Nacional

DN denuncia tentativa do Proifes de filiar trabalhadores da Rede Federal

DN denuncia tentativa do Proifes de filiar trabalhadores da Rede Federal

Data: 24 de maio de 2018

É importante reafirmar a luta e a história do nosso sindicato que este ano completa 30 anos de existência! Pelo nosso histórico de construção e lutas, pelo compromisso de Independência dos governos e Autonomia dos partidos!

20180523rechacoproifes

A Direção Nacional lança nesta quarta-feira (23/05), seu posicionamento sobre a tentativa de filiação dos trabalhadores da Rede Federal num pseudo-sindicato, o Proifes. O SINASEFE organiza, há quase 30 anos, os servidores federais que trabalham com Educação Básica, Profissional e Tecnológica. “O convite à filiação e as promessas de vantagens são mentirosas! Esse pseudo-sindicato que nasceu no âmbito governista de conciliação de classe também é mentiroso!” destaca um trecho da nota.

Fortalecer o SINASEFE e dizer não novamente ao Proifes

De forma sorrateira, em diálogo com o Conif, o Proifes está acionando a base do SINASEFE, em chamado por carta personalizada entregue nos locais de trabalho, ou por meio eletrônico, em e-mail institucional, convidando os servidores à filiação. Esse e-mail tem chegado aos servidores de diversas regiões do país, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina e se trata de uma tática de invasão de base no SINASEFE!

Logo de saída essa ação leva a alguns questionamentos: como o Proifes conseguiu ter acesso a uma lista de e-mails institucional de servidores? Quem lhes deu essa permissão?

No e-mail, o Proifes promete melhorias salariais para a categoria, sem nenhuma sustentação no real, sem leitura do difícil contexto que estamos vivendo de ataque à Rede e defesa de nossos direitos. Por que justamente nesta conjuntura de ataques brutais à Educação e retirada de direitos pelo governo de direita do MDB chega o Proifes prometendo vantagens para filiação de servidores em nossa Rede? Há alguma articulação do governo por trás disso?

Será que o propósito do governo Temer é empurrar o Proifes para a Rede (com anuência dos reitores) para alavancar propostas como reestruturação , e PL do Carreirão dos TAEs?

O convite à filiação e as promessas de vantagens são mentirosas! Esse pseudo-sindicato que nasceu no âmbito governista de conciliação de classe também é mentiroso! Não existem benesses econômicas fáceis em conjuntura de governo que ataca sem piedade os direitos dos trabalhadores!

O Proifes é um pseudo-sindicato que coloca como questão central no seu site, uma enquete sobre a criação de convênios com agências de turismo, em detrimento da mobilização e da luta da categoria, portanto, não merece qualquer credibilidade!

É importante reafirmar a luta e a história do nosso sindicato que este ano completa 30 anos de existência! Pelo nosso histórico de construção e lutas, pelo compromisso de Independência dos governos e Autonomia dos partidos! Por se pautar pela defesa dos interesses dos trabalhadores, o SINSASEFE é o único e legítimo sindicato dos servidores da Rede Federal de Educação Básica e Tecnológica!!

Juridicamente o nosso sindicato é o instrumento de representação legal da categoria, sendo esse caso já debatido nos tribunais, onde tivemos um ganho definitivo na questão em 2015. Entretanto, nosso maior reconhecimento deriva da mobilização e aceitação da nossa categoria. Reafirmamos a nossa legitimidade em todas as lutas que estão sendo travadas nas diferentes seções sindicais país afora.

Proifes não representa os trabalhadores da Rede!!

Direção Nacional do SINASEFE

Íntegra

Baixe e leia essa nota em PDF (com timbre do sindicato).

Histórico

Desde 2013 a justiça se posicionou contrária a atuação do Proifes. O SINASEFE, já nos anos iniciais da criação da referida entidade, denunciou o nítido caráter governista e de conciliação entre patrões e trabalhadores (pelego) do Proifes.

Conteúdo relacionado

Fonte: Sinasefe.

Pular para o conteúdo