Notícias

Em assembleia geral trabalhadores do Ifes decidem continuar a greve

Em assembleia geral trabalhadores do Ifes decidem continuar a greve

Data: 17 de setembro de 2015

  IMG_6727

Plenária também elegeu a servidora Lucia Helena Pazzini de Souza como delegada para a 136ª Plena

O Sinasefe Ifes realizou na terça-feira, 15, uma assembleia geral no teatro do campus de Vitória. Entre os pontos de pauta apreciados estavam as deliberações sobre a greve. As trabalhadoras e os trabalhadores presentes decidiram manter o movimento com fortalecimento da participação dos servidores nos atos convocados pelo Comando Estadual de Greve.IMG_6672

A mesa da assembleia foi composta por Clério Lucas Guaitolini, como presidente; Aldo Marcello Costa Bicalho, como 1º secretário; e Malu Rocha Jorge Miranda, como 2º secretária. A leitura da ata da assembleia anterior foi realizada por Aldo, e Clério relatou as decisões da 135ª Plena, além das ultimas medidas do Governo Federal. Ele informou que a proposta de suspensão da greve, encaminhada na assembleia geral realizada no dia 3 de setembro, não foi aprovada em Brasília.

O comando estadual de greve também deu informes relatando as atividades realizadas em com a caravana a Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de setembro e o café da manhã na reitoria seguido de um ato na praça de Jucutuquara com outros sindicatos, ações realizadas no dia 11 de setembro. Servidores de diversos campi também usaram a palavra e deram os informes sobre o movimento paredista nas unidades onde trabalham.

IMG_6782

Marcha

Durante a assembleia foi aprovada a participação do Sindicato na Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em São Paulo, após a coordenadora de Comunicação do Sinasefe Ifes, Niciane Estevão Castro, informar sobre o evento, que acontece na sexta-feira, 18. Um ônibus levará 14 servidores do Ifes, além de companheiros do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) e do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev-ES). Ele sairá da frente do Teatro da Ufes, no campus de Goiabeiras, nesta quinta-feira, 17, às 22 horas

.IMG_6802

Os encaminhamentos para a 136ª Plena, que será realizada no domingo, 20, também em São Paulo, foram votados e a servidora Lucia Helena Pazzini de Souza foi eleita delegada. A seção Ifes levará a sugestão para que seja elaborada uma proposta por escrito de RSC para os servidores técnico-administrativos e a criação de um GT sobre o assunto. Além disso, foi aprovado que o Ifes proponha a produção de um parecer jurídico sobre a decisão judicial que considerou a greve legal e se o posicionamento do Governo Federal com as medidas de austeridade anunciadas, incluindo a suspensão do reajuste dos servidores, não fere a ordem judicial que determina que haja negociação.

IMG_6706

Consignação

O coordenador de administração e Finanças do Sindicato, Ronald Aguiar Nascimento, apresentou a situação financeira do Sinasefe Seção Ifes após o Governo suspender o repasse da consignação, salientando que as ações de greve estão sendo financiadas com recursos da reserva que o sindicato possui e que está sendo realizado um esforço de economia até que a situação seja resolvida.

IMG_6822

O coordenador geral, Antelmo da Silva Junior, explicou, ainda, que apesar de haver um liminar favorável às entidade sindicais atingidas pela medida, o dinheiro ainda não foi liberado e o Governo tem prazo para cumprir a determinação judicial. Ele lembrou que decisões liminares podem ser derrubadas a qualquer momento.

Após os esclarecimentos, a plenária aprovou índice de 1,2% de desconto na folha dos servidores, ao invés de 1%, assim que o repasse for normalizado e até que os valores não arrecadados sejam repostos, evitando descontos elevados nos salários.

Pular para o conteúdo