26 de abril de 2013
Por: Haroldo Lima


Encontro vai discutir os novos desafios enfrentados pelos trabalhadores dos institutos federais a partir da expansão da rede.

Questionada diariamente por servidores devido as implicações práticas na rotina de trabalho e sentida por estudantes de Institutos Federais de todo Brasil, a expansão dos IF vai finalmente ser analisada pela comunidade acadêmica capixaba no Encontro Regional Sudeste do Sinasefe – A expansão da Rede Federal: Novos Desafios dos Trabalhadores.

Organizado pela Seção Sindical Ifes do Sinasefe e pelo Sinasefe Nacional, o Encontro Regional vai reunir acadêmicos e sindicalistas do Espírito Santo e de outros estados do Brasil, servidores e estudantes do Ifes para discutir as condições de trabalho e a qualidade da educação nos IF. O encontro vai acontecer nos dias dois, três e quatro de maio no campus Serra e no Campus Vitória.

As inscrições podem ser feitas no site do Sinasefe. A participação no evento custa R$10. O valor deve ser pago na retirada do kit do encontro, no credenciamento.

A programação do encontro reúne temas como a conjuntura brasileira e os desafios da organização do movimento sindical, como o acordo coletivo especial, a reforma da previdência e a campanha salarial 2013; a presença feminina nos Institutos Federais; a carreira única dos trabalhadores em educação; os impactos da expansão da rede federal na saúde do trabalhador entre outros pontos.

O encontro vai receber especialistas de renome nacional para discutir conjuntura e expansão como Valério Arcary, historiador, teórico marxista e docente do Instituto Federal de São Paulo e Domingos Leite Filho, estudioso sobre a expansão, escritor e professor da Universidade Técnica do Paraná. Janine Teixeira, Coordenadora Geral da Fasubra, e Antônio Rocha Pinto, Presidente da Adufes também compõe mesas durante o evento.

Gabriela Freire, docente do campus Venda Nova do Imigrante, vai discutir “O papel da mulher no trabalho” com Lucimar Silva, integrante do Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários. A fala de Gabriela vai trazer um pouco da dissertação que prepara no Programa de Pós-graduação em Educação da Uiversidade Federal do Espírito Santo, sobre a presença feminina do Instituto Federal do Espírito Santo.

“Vamos pensar o momento em que vivemos e a conjuntura do movimento sindical para entender o que significa a expansão, o impacto dela no trabalho e na qualidade da educação que oferecemos, por isso a Seção Sindical Ifes está organizando o envento”, conta Samanta Lopes Maciel, coordenadora da Seção Ifes.

O Encontro Regional Sudeste do Sinasefe tem o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo.

 

Confira a programação completa:

Quinta-Feira, 2 de Maio – Campus Serra

18h30 as 19h – Mesa de Saudação:

Shilton Roque

Diretor Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

Seção Sindical Ifes, Seção Sindical Itapina e Seção Sindical Alegre

José Geraldo Neves Orlandi

Diretor do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo.

Denio Rebello Arantes

Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo

 

19h as 21h – Mesa de Abertura: “Conjuntura brasileira e os desafios da organização do movimento sindical: acordo coletivo especial, reforma da providência e campanha salarial 2013″

Shilton Roque

Diretor Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

Paulo Barela

Membro da Secretaria Executiva Nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Servidor da Fundação IBGE.

José Antônio da Rocha Pinto

Presidente da Associação dos Docentes da Ufes. Docente da Universidade Federal do Espírito Santo.

Janine Teixeira

Coordenadora Geral da Federação de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino de Ensino Superior Públicas do Brasil. Servidora da Universidade Federal do Espírito Santo

Willian Aguiar

Coordenador Administrativo do Sindicato dos Trabalhadores Federais, Estaduais e Municipais da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Espírito Santo. Servidor da Fundação Nacional da Saúde.

 

21h – Coquetel de Abertura e apresentação cultural com grupo de congo

 

Sexta-feira, 3 de Maio, Campus Serra

9h as 11h – Palestra – “A reforma da previdência e o Funpresp em debate”

Lujan Martins

Assessora Política o Sindicato dos Trabalhadores Federais, Estaduais e Municipais da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Espírito Santo.

 

12h as 13h30 – Almoço

 

13h30 as 16h – Painel Opressões -“A mulher no trabalho”

Gabriela Freire

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, na linha de pesquisa Currículo, Cultura e Formação de Educadores, com a pesquisa “As imagensnarrativas de mulher produzidas por sujeitos praticantes do currículo do IFES”, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferraço. Professora de Inglês do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante.

Lucimar Silva

Membro do Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários Espírito Santo. Bancária do Banco Bradesco.

 

16h as 16h20 – Coffe Break

 

16h30 as 17h30 – Painel Saúde -“Expansão e saúde do trabalhador”

Thiago Drumond Moraes

Diretor da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo. Decente da Desenvolvimento da Ufes.

 

17 as 18h – Intervalo

 

18h as 21h – Expansão da rede x precarização: desafios para a oferta de um ensino de qualidade

Valério Arcary

Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e diriente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). É autor do livro “As esquinas perigosas da História – Situações revolucionárias em perspectiva marxist”a (Ed. Xamã). Docente do Instituto Federal de São Paulo.

Domingos Leite Filho

Organizador do livro “Trabalho e formação humana: o papel dos intelectuais e da educação” (Ed. UTFPR). Docente da Universidade Técnica Federal do Paraná.

 

Sábado, 4 de Maio, Campus Vitória

9h as 12h – Carreira única dos trabalhadores em educação: qual carreira que queremos

A mesa vai ser coordenada por um membro da Direção Nacional do Sinasefe ainda a ser definido.

 

437 View