Notícias

Festas dos Servidores reúnem categoria de norte a sul do Estado

Festas dos Servidores reúnem categoria de norte a sul do Estado

Data: 30 de novembro de 2015

Mais de 700 pessoas participaram da comemoração na Grande Vitória

23377346476_8c1fa1171f_o

O Sinasefe Seção Ifes realizou no dia 21 de novembro a Festa dos Servidores da Grande Vitória na Aert – Associação Esportiva e Recreativa Tubarão, em Bairro de Fátima, Serra. Cada sindicalizado pode levar até dois acompanhantes e o evento contou com buffet completo de churrasco, bebidas e shows com as bandas Midi Play e Forró Raiz para animar os participantes. Teve, ainda, atrações para as crianças como pula-pula, castelinho, pipoca, algodão-doce e fliperama.

23294372292_71b2351a76_o

O trabalho de excelência da categoria é o responsável pela qualidade nacionalmente reconhecida do Ifes. Por isso, todas as merecidas homenagens às servidores e aos servidores do Ifes.

Confira as fotos da Festa dos Servidores 2015 (Cachoeiro – 8 de novembro).

Confira as fotos da Festa dos Servidores 2015 (Linhares – 14 de novembro).

Confira as fotos da Festa dos Servidores 2015 (Vitória – 21 de novembro).

Mais de 700 pessoas participaram da comemoração na Grande Vitória e a pista de dança da ficou lotada. Jorge Eduardo Cassani, um coordenadores gerais do Sinasefe Seção Ifes, fez uma saudação aos presentes dando as boas vindas e falando brevemente das frentes de luta em que o Sindicato vem atuando. Em seguida ele realizou uma sessão de homenagens e entrega de placas aos servidores fundadores da seção sindical.

23007335669_95414de905_o

Antelmo da Silva Junior, que também é um dos coordenadores do Sinasefe Seção Ifes, explicou que que a festa vem crescendo ano após ano e que já havia uma discussão sobre a maior participação dos trabalhadores dos campi do interior.

“Existe uma demanda para a participação das pessoas do interior. O deslocamento é difícil  e atendemos isso esse ano. Temos que mostrar o sindicato presente além das lutas e fazer uma aproximação com o servidor. Nós percorremos o interior duas vezes ao ano, mas sabemos que isso não é bastante. Mas temos dificuldade de logística e de dimensionamento de diretoria. Entendemos que precisamos levar algo além da luta trabalhista, que siga pelo caminho do convívio, do diálogo e da participação. As festa no interior muito bem organizadas e as pessoas gostaram muito”, disse.

Antelmo acrescentou que esse ano foi um período de uma greve difícil em um cenário econômico e político complicado. “Os servidores se uniram e a greve foi extensa e dolorida, mas tivemos ganhos e vitórias e temos que agradecer o empenho dos servidores. Vamos trazendo todos os servidores, mesmo o s que não participaram, para dialogar, confraternizar, pois o Sindicato vai além da greve e da questão econômica. Há a questão cultural, o convívio, as boa relações, a alegria. Ficamos felizes de ver as famílias dos servidores aqui”.

Linhares

A Festa dos Servidores em Linhares aconteceu no dia 14 de novembro no Center Norte Conceição. A banda Forró Raiz mais uma vez um show na Festa dos Servidores e colocou todo mundo pra arrastar pé. A banda conta com o colega Breno Bricio (campus Vitória) no acordeon.

O evento contou com churrasco completo, bebida e forró pé de serra. As crianças tiveram à disposição pipoca, picolés e algodão-doce. O painel para fotos, como nas demais festas, foi superconcorrido. A festa contou, ainda, com vários brinquedos e as crianças se divertiram até a exaustão.

O coordenador geral do Sinasefe Seção Ifes Jorge Eduardo Martins Cassani também falou na festa de Linhares agradecendo a presença de todas e todos. Ele salientou o empenho dos servidores do Ifes para a realização de um trabalho de qualidade todos os dias.

“É a primeira vez que fazemos festas regionalizadas. Isso reflete a abrangência do Sindicato que cresceu muito, e hoje é um dos mais forte dentro do Sinasefe no Brasil com altíssima taxa de sindicalização. É muito importante estarmos presentes e estabelecermos este momento de confraternização com os companheiros do interior”, disse.

Jorge Eduardo agradeceu o apoio da categoria lembrando que atualmente a Seção Ifes é combatente, atuando nas lutas trabalhistas, mas também em outras frentes no apoio a outros movimentos sociais e integrando os fóruns de luta em diversas áreas. Ele registrou que hoje onde há uma frente de luta social o Sindicato está junto, como nas ações relativas à tragédia da barragem que se rompeu em Mariana, em Minas Gerais, um crime ambiental cometido pela Samarco e que destruiu o Rio Doce e atinge o litoral capixaba.

Cachoeiro de Itapemirim

O Sinasefe Seção Ifes realizou no dia 8 de novembro a Festa dos Servidores em Cachoeiro de Itapemirim, no Kantin Sport Park. O evento contou com churrasco completo, bebida e forró pé de serra.

De acordo com Breno Bricio, que é servidor técnico-administrativo no campus Vitória, o convite para a banda Forró Raiz tocar na Festa dos Servidores demonstra que o Sindicato valoriza os artistas que trabalham no Ifes. Ele toca acordeon no grupo.

“A palavra é reconhecimento. Os companheiros do Sindicato reconhecem nossa arte. Não se trabalha apenas, também se vive e por isso estamos aqui. A festa está muito bem organizada e está ótima para que todos se divirtam”, disse.

O calor da tarde cachoeirense transformou os picolés em uma das estrelas da festa. Teve, ainda, mesa de totó e pingue-pongue e todo mundo ganhou as canecas personalizadas da festa e recebeu o jornal EnCAMPI SINASEFE SEÇÃO IFES para ficar por dentro das ações do Sindicato e assuntos de interesse da categoria, como ocorreu nas outras festas.

A produção das festas foi da FAZZ Eventos Corporativos.

O que eles falaram da festa

 “Qualquer instituição é feita de pessoas e elas requerem contato pessoal. Este é um momento de descontração. Reunir os servidores da Grande Vitória nesta festa é a oportunidade de olhar nos olhos e falar das relações profissionais e pessoais também. A valorização do servidor é um processo que requer reavaliação e ressignificação. Somos uma instituição que trabalha com ensino, pesquisa e extensão. Isso não se faz de forma mecânica. Isso se faz com servidores dministrativos e docentes. A estrutura ideal para discutirmos a nossa valorização é a do sindicato. Parabéns pela festa extremamente organizada. É um prazer estar aqui”.

Kátia Galvão, técnica-administrativa da Reitoria (Grande Vitória)

“Essa festa é importantíssima. É um momento de confraternização dos professores e técnicos. No dia-a-dia corrido acabamos não nos falando direito. Tem colega que não conhecemos. É simbólico o Sindicato demonstrar essa união em prol da educação profissional voltada para a luta dos trabalhadores. Esse momento é simbólico em relação a essa mensagem do Sindicato na qual acreditamos que diz respeito  que luta com a categoria por uma sociedade melhor e mais igualitária

Antônio Henrique Pinto Vitória, professor de Matemática no campus Vitória (Grande Vitória)

“Estou me divertindo bastante. Sempre participo! Gostei da iniciativa de fazer a festa em locais diferentes. Acho muito importante a integração entre o Sindicato e o servidor. É de fundamental importância para a categoria”.

Edinéia Nunes,  técnica-administrativa do campus Linhares (Festa de Linhares)

“Hoje o Ifes está de norte ao sul do Espírito Santo. Muitas vezes não temos oportunidade de encontrar com colegas de outros campi. Essas festas regionalizadas são muito importantes a para aproximação fora da rotina do trabalho. O sindicato é a voz da categoria. Se queremos uma categoria forte, com força e possibilidade de debater, é através do sindicato com servidores que se envolvam com a causa para que os nossos direitos sejam defendidos”.

Eros Silva Spalla, professor de Informática do campus de Aracruz (Festa de Linhares)

“A festa está bem produzida e a alegria está circulando aqui nesta tarde. Esse momento é o de comunicação das pessoas que trabalham no Ifes. É uma tradição do Sinasefe e que deve ser continuada, pois tem um resultado bom. Temos uma dificuldade muito grande de deslocamento para os municípios da Grande Vitória. Interiorizar oportuniza que outras pessoas participem. Isso também tem a ver com a organização sindical e é favorável ao dificílimo processo de organização da classe trabalhadora”.

Adolfo Oleare, professor de Filosofia do campus Linhares (festa de Linhares)

“A confraternização é um importante movimento do Sinasefe Seção Ifes de vinda ao encontro das servidoras e servidores. Muitos não procuram interagir com o Sindicato e este momento promove uma aproximação. E isso tudo é importante para mostrar que o servidor precisa estar bem consigo mesmo, com os colegas e com a família para poder trabalhar melhor”.

Gilberto Freire Rangel, professor da área de Mineração do campus de Cachoeiro de Itapemirim

“A festa é um momento muito importante, pois é uma forma da categoria ver que, além dos movimentos, o Sinasefe promove também esse tipo de atividade. Acho que o Sindicato é muito importante e temos que fortalecê-lo cada vez mais”.

Marconio Pereira, professor da área de Mineração do campus de Cachoeiro de Itapemirim

Pular para o conteúdo