Notícias

Frente lançada na Plena vai lutar por RSC para todos os servidores da rede

Frente lançada na Plena vai lutar por RSC para todos os servidores da rede

Data: 20 de setembro de 2016

rsc-para-todos

Plenária também aprovou encaminhamentos como a reafirmação do “Fora Temer”, a construção da greve geral e o apoio às frentes nacionais e estaduais do movimento “Escola Sem Mordaça”

Durante a 144a Plena, realizada no sábado, 17, e domingo, 18, em Brasília, membros da base e da Direção Nacional do Sinasefe lançaram a Frente em Prol do RSC Para Todos. Ela nasce com a assinatura de 80 técnico-administrativos e lutará pelo Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para todos os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – docentes e técnicos, ativos e aposentados.

As atividades da 144a Plena no sábado, 17, incluíram a apreciação de pautas e um informe da Comissão Nacional Docente (CND), no qual a professora do IFSC, Elenira Vilela, apresentou as ameaças contidas no PL 4850/2016 e na Lei 13.334/2016, que versam sobre o teste de integridade (10 medidas anticorrupção) e sobre privatizações. Confira aqui os slides utilizados na apresentação de Elenira.

Durante a mesa de conjuntura membros das cinco chapas inscritas no 30º Consinasefe e que compõem hoje a Direção Nacional (DN) do Sindicato fizeram as falas iniciais. Fabiano Faria (professor do IFRJ) representou a chapa “Avançando na Luta e na Unidade”; Ariovan Martins (professor da EPCAR) representou a chapa “Sinasefe Para Lutar”; Magda Furtado (professora do Colégio Pedro II) representou a chapa “Fórum Classista”; Giane Carvalho (professora do IFSC) representou a chapa “O Nosso Partido é a Base”; e Paulo Henrique Porto (professor do IFSC) representou a chapa “Avançando na Luta e na Democracia”.

Na sequência os participantes da Plenária votaram os encaminhamentos propostos com a aprovação dos seguintes temas:

  • a reafirmação do “Fora Temer”;
  • a participação nas paralisações nacionais de 22 e 29 de setembro, esta última ao lado dos metalúrgicos;
  • a construção da greve geral da classe trabalhadora na segunda quinzena de outubro;
  • indicar às bases a discussão do estado de greve do Sinasefe para que o mesmo possa ser referendado na 145ª Plena;
  • o apoio às frentes nacionais e estaduais do movimento “Escola Sem Mordaça”.

Recomposições

No domingo, 18, as atividades foram retomadas e, além do lançamento da Frente RSC Para Todos, houve duas recomposições. Cleide Aparecida da Silva será a nova tesoureira titular da DN, com Micilândia Pereira de Sousa retornando à condição de suplência na diretoria, e Maysa Eichner da Silva Bazana ocupará a vaga na CSP-Conlutas que pertencia (por indicação da 142ª PLENA) à Aline Lima.

A reta final do fórum aprovou os encaminhamentos do 13º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS), realizado de 29 a 31 de julho, em Salvador-BA, e dos Grupos de Trabalho (GTs) de Políticas Educacionais e Culturais e de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil, que aconteceram nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília-DF.

A 144ª Plena foi encerrada às 19 horas, após a aprovação de quatro moções de repúdio e de uma denúncia da base do IF Sul-RS.

Fonte: Sinasefe Nacional

Pular para o conteúdo