Notícias

Seção Ifes participa do lançamento da Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida Pública

Seção Ifes participa do lançamento da Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida Pública

Data: 12 de agosto de 2016

Lançamento da frente no dia 9 de agosto

A auditoria com participação popular está prevista na Constituição Federal e o lançamento da Frente, que já conta com 247 deputados e 25 senadores, é um momento histórico nessa luta

A Seção Ifes esteve representada no lançamento da Frente Parlamentar Mista Pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular pelo coordenador de Formação Política e Formação Sindical, Clerio Lucas Guaitolini na terça-feira, 9, no Congresso Nacional, em Brasília.

Passados mais de seis anos do encerramento da CPI da Dívida, e após o veto presidencial de Dilma, a criação deste colegiado suprapartidário representa um avanço ao oportunizar o debate do tema no âmbito do Congresso e da sociedade civil. O Sinasefe Nacional e a Seção Ifes, entre outras diversas seções, se soma aos esforços da Auditoria Cidadã da Dívida em seu cotidiano e esteve presente nesta atividade.

Momento histórico
Na abertura do evento, Maria Lúcia Fattorelli, fundadora do movimento de Auditoria Cidadã da Dívida, lembrou que a auditoria com participação popular está prevista na Constituição Federal e que o lançamento da Frente é um momento histórico nessa luta. Destacando o caráter suprapartidário da Frente, que já reúne 247 deputados e 25 senadores, a coordenadora da Auditoria Cidadã destacou a importância da mobilização e reivindicação permanente dos movimentos sociais, sindicatos e centrais pela auditoria.

Posição do Sinasefe Nacional
Assim como a maioria das entidades de trabalhadores presentes no lançamento, o Sinasefe compreende a importância da existência de uma Frente Parlamentar que oportunize e amplifique o debate da Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular. Cabe frisar que esta é somente mais uma ferramenta e que a luta em defesa da auditoria da dívida é permanente e tarefa de todos trabalhadores e suas respectivas entidades representativas. Fica reforçada também a importância de debater o tema nos locais de trabalho e em sala de aula, levando assim a temática para o dia a dia da população brasileira.

Pular para o conteúdo