Notícias

Seção Ifes participa, em São Paulo, de reunião preparatória para o II ENE

Seção Ifes participa, em São Paulo, de reunião preparatória para o II ENE

Data: 27 de maio de 2016

Filiados do Sinasefe no evento preparatório para o II ENE em SP

O ENE é um espaço de debate e articulação das lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade

O coordenador geral do Sinasefe Seção Ifes Aliomar da Silva, o coordenador de Pessoal Eduardo Fausto Kuster, e os filiados Roberto Wallace Viana e Julio Cesar Bello, estão em São Paulo participando de reuniões preparatórias para o II Encontro Nacional de Educação (II ENE). Os trabalhos seguem até o próximo domingo, 29.

O II ENE é organizado pelo “Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!” e acontecerá de 16 a 18 de junho em Brasília-DF. Pautando-se como um espaço de debate e articulação das lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade, o ENE 2016 será realizado em meio a um cenário do aprofundamento da precarização das condições de trabalho e infraestrutura, e também do avanço da privatização, desde as escolas da rede básica até as instituições de ensino da educação superior.

Pré-encontros

O ENE é antecedido por encontros regionais e/ou estaduais preparatórios, que servem para discutir e construir propostas a partir das bases (por intermédio da participação de diversos setores pelos estados) e fortalecer a unidade em torno de um projeto comum em defesa do ensino público. No Espírito Santo a primeira etapa já foi realizada nos dias 17 e 18 de maio, na Ufes. A segunda etapa acontece no dia 8 de junho, também da Universidade, no campus de Goiabeiras.

Eixos Temáticos

O II ENE terá seus debates segmentados em seis eixos temáticos. São eles:

  • Gestão;
  • Financiamento;
  • Formação e Trabalho Docente;
  • Avaliação;
  • Acesso e Permanência;
  • Gênero, Sexualidade e Questões Étnico-Raciais.

Local e Data

O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2016, em Brasília-DF. O Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Universidade de Brasília (UNB) serão as sedes do evento, que ainda terá a realização de um ato público em sua abertura.

Entidades Envolvidas

O “Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!” é formado por várias entidades classistas e estudantis que tem como um dos seus compromissos prioritários a luta em defesa da educação pública. Constroem o Comitê a Abem, o Andes-SN, o CFESS, a CSP-Conlutas, a Anel, a Exneef, a Fenet, a Oposição de Esquerda da Une e o Sinasefe Nacional.

Pré-inscrições

As pré-inscrições para o II Encontro Nacional de Educação (ENE) estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de maio. A efetivação da participação do servidor está condicionada à participação na segunda fase do Pré-ENE, que será realizada no dia 8 de junho no campus de Goiabeiras da Ufes.

A inscrição no evento, passagens, hospedagem e diárias serão custeadas pelo Sinasefe Seção Ifes. No dia 30 de maio acontecerá uma Assembleia Geral para tratar da participação dos filiados no II ENE. A Seção Ifes está verificando junto com outras entidades a possibilidade de rateio de um ônibus para o evento. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço [email protected] com nome completo, número do RG e telefone. É preciso ser filiado ao Sindicato para participar.

Mais Informações

Fique atento às novas informações sobre o ENE por aqui e, também, no blog oficial do Encontro.

Programação do II ENE

16 de junho

Tarde – Ato público em Brasília.

17 de junho

Manhã – Mesa de Abertura: Por um projeto classista e democrático de educação, contra o ajuste fiscal e a dívida pública.

Tarde e Noite – Grupos de Trabalho sobre os eixos do II ENE

18 de junho

Manhã – Painéis Temáticos

Tarde – Plenária Final

Com informações do Sinasefe Nacional.

Pular para o conteúdo