29 de novembro de 2018
Por: Comunicação


Nos dias 3 e 4 de dezembro as atividades serão organizadas nos estados. E nos dias 4 e 5 de dezembro haverá atos e manifestações em Brasília-DF. Saiba como participar no Espírito Santo!

O Sinasefe Ifes convoca a categoria a participar e a ajudar a promover atividades de mobilização a serem realizadas nos locais de trabalhos, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Essas atividades serão em defesa da rede de educação federal, da Constituição Federal de 1988 e contra o projeto Escola Sem Partido.

20181129cartaz5dez

“Convocamos servidores, servidoras, estudantes e a comunidade em geral, em especial pais, mães e responsáveis, para se envolverem e participarem dessa luta em defesa da educação pública. Diante das últimas ações do governo Temer, como o congelamento do investimento público por 20 anos, e das declarações e movimentos de pessoas do governo eleito, como o apoio ao projeto escola sem partido, reforçamos que direitos e emprego dos servidores e, consequentemente, a qualidade de ensino dos alunos estão em jogo”, alertou a diretoria do Sinasefe Ifes.

Segundo a direção, outros ataques são a reforma trabalhista, aprovada pelo governo Temer, e as declarações que acusam os servidores públicos federais de serem um classe privilegiada e que devem ser um dos focos principais da reforma da previdência. “Todas essas ações comprometem toda uma rede de desenvolvimento social”, apontou a diretoria.

O Sinasefe Ifes enviou materiais, como cartazes e cartilhas, aos campi para incentivar que a categoria se articule, debata esses temas, e se mobilize para a luta.

“Convocamos a categoria a nos ajudar nesse papel de conscientização e mobilização de toda a base. Sugerimos a realização de palestras, debates, roda de conversa e outras práticas, nas quais a categoria, em unidade de ação, pense e construa, juntamente ao Sinasefe, formas de reagir às ameaças aos direitos e emprego, e outras formas de bravatas, prontas a serem executadas. Algumas em andamento, antes mesmo de serem aprovadas. Procure o responsável pelos materiais no seu campus, fortaleça e participe dos debates”, convocou a diretoria.

Intimidações

O projeto de lei (PL) Escola Sem Partido ou Lei da Mordaça visa censurar o professor dentro de sala de aula. o PL ainda está em tramitação no congresso nacional, mas docentes já estão passando por um processo de censura “moral e ética” e por intimidações com ameaças de serem filmados e fotografados no exercício da sua profissão.

“Há uma pressão para que não sejam fomentados debates com a classe. A categoria se encontra ameaçada de sofrer processos judiciais caso aborde assuntos sobre política, sexualidade, etc. Será que restará ao professor apenas a tarefa de transmitir um ensino técnico? E o pensamento crítico ficará apenas para os filhos dos ricos?”, questionou a diretoria do Sinasefe Ifes.

Cliquei aqui e saiba mais no site da Frente Nacional Escola Sem Mordaça.

Mobilização nacional

Essa mobilização foi inicialmente convocada pela Frente Nacional Escola Sem Mordaça, da qual o Sinasefe Nacional faz parte, com o nome de Dias de Luta em Defesa da Educação Democrática. E foi apresentada às bases na 156ª Plena, realizada de 9 a 11 de novembro, em Brasília.

A plenária aprovou a construção das datas pela Direção Nacional (DN) e seções sindicais do Sinasefe. Nos dias 3 e 4 as atividades serão organizadas nos estados e nos dias 4 e 5 de dezembro haverá atos e manifestações em Brasília-DF.

A 156ª Plena contou com a participação de delegados da Seção Ifes e de mais 55 seções sindicais, que aprovaram o calendário unificado de lutas para os meses de novembro e dezembro. Clique aqui e saiba mais.

Os dois delegados da seção capixaba que participaram da plenária foram eleitos em assembleia geral do Sinasefe Ifes, no dia 1º de novembro, na sede do sindicato, no bairro Jucutuquara, em Vitória.

Além do Sinasefe, outras entidades fortalecerão o movimento nacional, com palestras e debates, como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a União Nacional dos Estudantes (Une) e a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet). Clique aqui e saiba mais!

Ofício

O Sinasefe Seção Ifes protocolou um ofício junto ao Instituto Federal do Espírito (Ifes) nessa quarta-feira, 28. O documento comunica à direção do Ifes sobre as atividades nos locais de trabalho que serão construídas pela categoria nos dias 3 e 4 de dezembro.

Confira o ofício protocolado.

103 View