Notícias

Vitória dos servidores: Justiça suspende edital de contratação de docente para disciplinas conjunta no Campus Alegre

Vitória dos servidores: Justiça suspende edital de contratação de docente para disciplinas conjunta no Campus Alegre

Data: 4 de abril de 2013

Liminar também determinou ao Ifes exigir em futuros editas a titulação específica à disciplina a ser ministrada.

A Justiça deferiu liminar na última segunda-feira, 1º, suspendendo o edital de contratação de um docente substituto para o Campus Alegre que ministraria as disciplinas Filosofia/Sociologia de forma conjunta. Além dessa decisão, a Justiça determinou ao Ifes exigir em futuros editais a titulação específica à disciplina a ser efetivamente ministrada.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DA LIMINAR.

“É uma grande vitória em prol da educação do Ifes. Essa conquista legitima as reivindicações expressas na Carta “Pelo respeito às humanidades no Ifes”, produzida por servidores e estudantes no final do Iº Seminário Sobre Ensino de Humanidades – O Papel das ciências humanas na educação técnica e profissional. Nela cobramos o fim de disciplinas ministradas de forma conjunta, pois vivenciamos cotidianamente o fracasso desse modelo de educação no Instituto”, comemora Adolfo Oleare, coordenador da Seção Ifes.

A liminar foi assinada pela Juíza Dra. Maria Claudia de Garcia Allemand. O processo tramita na 5ª Vara Federal Cível, registrado sob o nº 2013.50.01.001610-9.

ENTENDA

No fim de 2012, a Pró-Reitoria de Extensão respondeu positivamente às reivindicações dos servidores expressas na carta “Pelo Respeito às Humanidades no Ifes”. Após discutir o documento em reunião da pauta interna, a Pró-Reitoria enviou documento aos campi requerendo levantamento do quadro de docentes, estudantes e turmas de humanidades para preencher as vagas existentes através de concurso público. No documento, o Ifes se manifestou contra a realização de concurso público para docentes ministrarem disciplinas de forma conjunta.

Apesar disso, em edital de contratação de docentes para os campi Alegre e Guarapari divulgado em janeiro, o Ifes ignorou o compromisso firmado com os servidores no mês anterior. O edital de Alegre ofertou vaga para Filosofia e Sociologia de forma casada.

Em Guarapari, o concurso ofertava vaga para História, Filosofia e Sociologia, exigindo formação em História com especialização em Filosofia ou Sociologia, mas foi republicado em função da indisponibilidade dos candidatos classificados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo