Notícias

12º ESCIME debateu pautas dos servidores das IFE Militares

12º ESCIME debateu pautas dos servidores das IFE Militares

Data: 28 de agosto de 2018

O evento foi realizado entre os dias 17 e 19 de agosto, em Recife-PE

mini - escime resumo1

Com uma organização impecável e uma programação bem estruturada, Recife-PE recebeu o 12º Encontro Nacional dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME). O evento, realizado entre 17 e 19 de agosto, teve como temário “Juntos, Avançando na Luta! Por uma Educação Libertária e de Qualidade!” e contou com a participação de 68 sindicalizados de 19 seções sindicais diferentes.

1º dia
O primeiro dia (17/08) do 12º ESCIME foi inaugurado com o espetáculo “A Nau Catarineta” do grupo cultural Toadas de Ipojuca – formado por trabalhadores rurais aposentados.
Em seguida veio a mesa de abertura, com a saudação da Direção Nacional (DN) do Sinasefe sendo feita pela coordenadora geral Camila Marques. Marcelo Teixeira expôs um breve histórico dos 10 anos da seção sindical do CMR-PE, que foi encerrada com uma homenagem à professora do Ifal (ex-CMR-PE) Sílvia Regina.

mini - escime resumo2

Após isso foi a vez dos informes das seções sindicais credenciadas no Encontro – 19 ao todo.

E, por fim, a primeira mesa de debates do 12º ESCIME, que teve como título “Plano de Lutas – Em Defesa da Rede Federal”. Camila Marques (DN do Sinasefe), Priscylla Bezerra (Sindsifpe-PE), Flávio Barbosa (Sinasefe CMR-PE) e Carlos Magno Sampaio (DN do Sinasefe) fizeram, nesta ordem, as intervenções da mesa.

O dia finalizou com um coffee break na área de lazer do hotel Canarius (sede do 12º ESCIME), acompanhado de uma apresentação musical da artista Bia Villa-Chan, ex-aluna do CMR-PE.

2º dia
No segundo dia (18/08) do evento tivemos duas mesas de conjuntura logo de abertura.

mini - escime resumo3

Camila Marques (DN do Sinasefe), Hélio Cabral (UFRPE), Paulo Rubem (Andes-SN) e Marcelino Granja (secretário de cultura de Pernambuco) foram os palestrantes da primeira mesa, que debateu a conjuntura política de modo global. Veja aqui um resumo do que foi dito por cada palestrante.

Teresa Leitão (deputada estadual de Pernambuco pelo PT), Bernardo Pereira (DN do Sinasefe), Renato Saldanha (Andes-SN) e Priscylla Bezerra (Sindsifpe-PE) foram os palestrantes da segunda mesa, que debateu a conjuntura política com viés educacional, focando na Reforma do Ensino Médio, na reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no movimento Escola Sem Partido. Veja aqui um resumo do que foi dito por cada palestrante.
Pela tarde o espaço ficou reservado para a palestra e os relatos sobre assédio moral e opressões no ambiente de trabalho das IFE Militares, que teve a participação da advogada Graziele Crespan (Assessoria Jurídica Nacional do Sinasefe) e do advogado David Cavalcante (convidado), que ouviram os relatos dos trabalhadores e emitiram considerações jurídicas sobre os mesmos.
O encerramento do dia foi com um jantar regional ao som de forró pé de serra no restaurante Parraxaxá.

mini - escime resumo4

 

3º dia

O último dia (19/08) de atividades do 12º ESCIME abriu os seus trabalhos com uma demanda histórica dos servidores das IFE Militares: a migração dos técnico-administrativos (TAEs) do PGPE para o PCCTAE. Flávio Barbosa (Sinasefe CMR-PE) e Aliomar da Silva (DN do Sinasefe) traçaram o histórico desta luta e situaram as diferenças entre os dois planos de carreira, consolidando o entendimento de que o PCCTAE possui mais vantagens aos servidores que o PGPE.

Por fim vieram os encaminhamentos do 12º ESCIME, sendo os principais deles:

  • 13º ESCIME – será realizado em Campo Grande-MS e sua abertura terá um ato em frente ao Colégio Militar;
  • Logomarca do ESCIME – será apresentada e definida no 13º ESCIME;
  • Comissão de Representação junto ao Ministério da Defesa – Titulares: Antonio Luiz Santana (Eames-ES), Flávio dos Santos Barbosa (CMR-PE), Luiz Otávio Monteiro Barroso (ETRB-PA), Rosa Maria Cardoso dos Santos (CMRJ-RJ), Sônia Maria Moraes Ferreira (CMS-BA) e Valéria Fernandes da Silva (CMB-DF) | Suplentes: Marcelo de Oliveira Assunção (CMRJ-RJ) e Marcelo Teixeira (CMR-PE).

Como última atividade do 12º ESCIME, os participantes desfrutaram de um passeio de catamarã oferecido pela secretaria estadual de turismo (sem custos ao Sinasefe), sendo apresentados à história de Recife-PE por guias especializados.

mini - escime resumo5

Credenciamento
68 sindicalizadas e sindicalizados foram credenciados no 12º ESCIME, entre membros das bases e da DN do Sinasefe.

Ao todo 19 seções sindicais estiveram representadas no Encontro, sendo elas: Ascbnb-RJ, Sinasefe Águas Lindas de Goiás-GO, Sinasefe CMB-DF, Sinasefe CMR-PE, Sinasefe CMRJ-RJ (Colégio Naval), Sinasefe IF Baiano-BA, Sinasefe Ifes-ES (Eames), Sinasefe IFMS-MS (CMCG), Sinasefe IFPA, ETRB e Ciaba-PA, Sinasefe IFSP-SP, Sinasefe Litoral-SC, Sinasefe Santa Maria-RS (CMSM), Sindsifpe-PE, Sintef-PB e Sintietfal-AL.

Encaminhamentos e vídeos

Os encaminhamentos políticos do 12º ESCIME serão sistematizados pela DN e levados para aprovação em Plenária Nacional. Após isso, divulgaremos os mesmos aqui em nosso website.
Todas as atividades do evento foram registradas em vídeo e em breve estarão disponíveis em nosso canal do YouTube.

Ao vivo

Relembre abaixo as peças de cobertura ao vivo que publicamos durante o evento em nossas redes sociais e saiba dos eventos do 12º ESCIME de modo mais detalhado:

  1. Abertura do evento e apresentação do grupo Toadas de Ipojuca (17/08/2018)
  2. Saudações, histórico do Sinasefe CMR-PE e homenagem à professora Sílvia Regina (17/08/2018)
  3. Informes das seções sindicais (17/08/2018)
  4. Mesa: Plano de Lutas – Em Defesa da Rede Federal (17/08/2018)
  5. Debate: Plano de Lutas – Em Defesa da Rede Federal (17/08/2018)
  6. Encerramento do 1º dia (17/08/2018)
  7. Abertura do 2º dia (18/08/2018)
  8. Mesa: Análise da conjuntura geral (18/08/2018)
  9. Debate: Análise da conjuntura geral (18/08/2018)
  10. Mesa: Análise da conjuntura educacional (18/08/2018)
  11. Debate: Análise da conjuntura educacional (18/08/2018)
  12. Palestra: Assédio Moral e Opressões (18/08/2018)
  13. Credenciamento: 68 participantes de 19 seções sindicais (18/08/2018)
  14. Relatos: Assédio Moral e Opressões (18/08/2018)
  15. Mesa e debate: TAEs das IFE Militares no PCCTAE (19/08/2018)
  16. Encaminhamentos (19/08/2018)
  17. Encerramento do evento (19/08/2018)

Fonte: Sinasefe.

Pular para o conteúdo