Notícias

26º CONSINASEFE: Professor Gutenberg de Almeida (coordenador do Sinasefe Ifes) se elege Coordenador Geral do Sinasefe Nacional

26º CONSINASEFE: Professor Gutenberg de Almeida (coordenador do Sinasefe Ifes) se elege Coordenador Geral do Sinasefe Nacional

Data: 2 de abril de 2012

Conheça a nova direção nacional do Sindicato

O professor Gutenberg de Almeida, coordenador de Formação Política e Relações Sindicais do Sinasefe Seção Ifes, tomou posse no dia 01 de abril como um dos três coordenadores gerais da diretoria do Sinasefe Nacional 2012/2014, eleita no último sábado (31) pelos delegados participantes do 26º CONSINASEFE. Gutemberg vai dividir a Coordenação Geral do Sindicato Nacional com Carlos David de Carvalho Lobão, do SINTEF Paraíba, e com Sílvio de Jesus Rotter, do SINDSFICE Ceará. A nova diretoria é composta por membros de três das quatro chapas que concorreram ao pleito realizado no último congresso nacional do Sinasefe, em Brasília (DF).

Os delegados da Seção Ifes integraram a chapa ‘Unidos pela base’. A chapa se destacou no processo por apresentar propostas coerentes com os questionamentos colocados nacionalmente pelos servidores da base do Sinasefe, aglutinadas na greve do ano passado. Questionamentos acerca da política de expansão do governo para os Institutos Federais e o perfil dos novos funcionários integraram as propostas da chapa. A ‘Unidos pela base’ também chamou a atenção dos delegados do Congresso Nacional por não estar vinculada aos coletivos que dirigiram as últimas gestões do Sinasefe Nacional.

A mobilização dos delegados da ‘Unidos pela base’ é uma resposta à expansão sem planejamento da rede, que trouxe mudanças drásticas na estrutura e no quadro funcional das Instituições Federais e, principalmente, à incapacidade da direção nacional anterior de responder às demandas impostas pelos servidores nos últimos dois anos.

“A greve de 2011 deixou claro que os servidores que estão entrando na rede não se submeterão ao governo e não aceitarão decisões arbitrárias sem questionar o modelo de educação e a falta de políticas de valorização dos servidores. Estamos aqui para combater, mas sem os vícios do velho sindicalismo, que tem engessado as lutas da classe trabalhadora pela dificuldade de assimilar novos conceitos e práticas. Temos compromisso com uma cultura de política sindical suprapartidária, anti-patrimonialista e anti-carreirista. Lutaremois pelo aprimoramento da democratização das práticas sindicais ”, propõe Gutenberg de Almeida, coordenador geral eleito do Sinasefe Nacional.

Nova direção quer dialogar com a base

Além da Coordenação Geral, os delegados da ‘Unidos pela base’ vão ocupar as coordenações de Comunicação; Políticas Educacionais e Culturais; Formação Política e Relações Sindicais; Jurídica e Relação de Trabalho. De acordo com Saulo Berilli, coordenador do Sinasefe Seção Ifes, as coordenações ocupadas pela ‘Unidos pela Base’ foram escolhidas estrategicamente, na medida em que podem projetar o sindicato e manter o contato direto com a base do Sinasefe Nacional.

“Nossa proposta de sindicalismo é diferenciada. Ela está pautada pela comunicação direta com a categoria, a formação política dos associados e a transparência nos processos sindicais. Por isso vamos ocupar coordenações que são formadas e construídas na sala de aula, no contato humano com o colega de trabalho”, explica a coordenadora do Sinasefe Seção Ifes, Samanta Maciel e integrante da chapa Unidos pela base.

A ‘Unidos pela base’ recebeu 25,74% dos 384 votos computados na eleição e teve direito a 5 cadeiras na direção nacional. Atrás apenas da chapa ‘Sinasefe para lutar’, que teve 50,40% dos votos e ficou com nove cadeiras. A ‘Unidos’ foi seguida pela ‘Movimento ética e independência’, com 15,01% dos votos, com três cadeiras, e pela’ Inconfidentes – Avançando na Luta e na Democracia’, com 8,85% dos votos. Por não ter atingido 10% dos votos, a Inconfidentes não pode ocupar assentos na Direção Nacional 2012/2014.

Direção Nacional (Gestão 2012-2014)

COORDENAÇÃO GERAL:

Carlos David de Carvalho Lobão – SINTEF-PB

Gutenberg de Almeida Nascimento – SS. IFES-ES (Unidos pela base)

Silvio de Jesus Rotter – SINDSIFCE-CE

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:

SECRETÁRIA GERAL: Flávia Maria de Carvalho SINTEF-GO

1º TESOUREIRO: Eulálio José do Lago Costa-   SINDSIFCE-CE

2º TESOUREIRO: Edilberto Fernandes Syryczyk – SS. Colorado do Oeste- RO

COORDENAÇÃO DE PESSOAL:

DOCENTE: Carlos Magno Augusto Sampaio – SS. Santa Inês-BA

TÉCNICO-ADM: José Carlos de Souza – SS. Recife-PE

APOSENTADA: Marli Gonçalves Borges

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO:

SECRETÁRIO: Bruno Andrade da Silva – SS. Belém-PA (Unidos pela base)

SECRETÁRIA-ADJUNTO: Eugênia Tavares Martins– SINDSIFCE-CE

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CULTURAIS:

SECRETÁRIA: Geovana Garcia Terra – SS. Rio do Sul-SC (Unidos pela base)

SECRETÁRIO-ADJUNTO: Marcos Aurélio Neves – SS.CEFET-SC

COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E RELAÇÕES SINDICAIS:

SECRETÁRIO: David Moreno Montenegro – SINDSIFCE-CE (Unidos pela base)

SECRETÁRIO-ADJUNTO: Luiz Sérgio Ribeiro – SINDSCOPE-RJ

COORDENAÇÃO JURÍDICA E RELAÇÃO DE TRABALHO:

SECRETÁRIO: Maria Aparecida da Silva Rodrigues – SS. Pimenta Bueno-RO

SECRETÁRIO-ADJUNTO: Shilton Roque dos Santos- SS. Natal-RN (Unidos pela base)

SUPLENTES DA DIREÇÃO NACIONAL:

William do Nascimento Carvalho – SINDSCOPE-RJ

Silvana Alves Pedroso Ritalino Barbosa (Unidos pela base)

Edmar da Rocha Marques– SINDSCOPE-RJ

Alexandre Fleming Vasques Bastos – SINTIETFAL-AL

Wolhfagon Costa de Araújo

Aluísio Gomes Coelho (Unidos pela base)

Paulo Salvador Almeida

Marcelo Teixeira da Silva

Isaias dos Santos (Unidos pela base)

Aldemir Versani de Souza Callou

 

Conselho Fiscal:

TITULARES:

Luis Clodoaldo Alves Lopes

Aquiles da Silva Santos

Jaime Pessanha Tavares

SUPLENTES:

Luiz Otávio Monteiro Barroso

Joir Benedito Proença Amorim

Claudemir Figueiredo Pessoa

 

 

Eleitores: 384

Sinasefe para lutar: 188 (50,40%)

Inconfidentes Avançando na Luta e na Democracia: 33 (8,85%)

Unidos pela base: 96 (25,74%)

Movimento Ética e Independência: 56 (15,01%)

Abstenções: 3

Nulos: 8

Brancos: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo