26 de fevereiro de 2010
Por: Haroldo Lima


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No dia 24/02 (quarta-feira), pela manhã, a Diretoria Executiva da seção sindical Ifes realizou reunião com os servidores do campus de Colatina. Logo após a chegada ao campus de Colatina a Diretoria reuniu-se com o Diretor-geral, Brás Galon, para desejar-lhe sucesso no comando da instituição nos próximos quatro anos e dizer que o sindicato o apoiará em todas as ações que resultarem na melhoria das condições de trabalho do servidor e em uma gestão verdadeiramente democrática. Solicitamos fortemente que a atual direção estabeleça um diálogo permanente com o servidor possibilitando sua participação efetiva na condução da instituição.  

Servidores do campus Colatina reunidos com a Diretoria do Sinasefe.

Servidores do campus Colatina reunidos com a Diretoria do Sinasefe.

 

 

 

s 9h e 40 minutos teve inicio a reunião com os servidores. Inicialmente foi apresentado um esboço de pauta que, após a consulta ao plenário, foi aprovado como a pauta da reunião. Abaixo apresentamos os assuntos que foram discutidos.

1) Eleição da Coordenação Local do campus: divulgação da eleição e escolha da data para sua realização.

 

2) Saúde do servidor: nova tabela do auxílio saúde, licitação para realização dos exames periódicos, convênio entre o Ifes e as operadoras de plano de saúde ditas de auto-gestão e mudança no prazo da comprovação de pagamento a plano de saúde.

 

3) Processos judiciais: parecer da AGU sobre os 28,86%, situação das listas de servidores dos 3,17%, novas ações (PSS sobre 1/3 de férias, IRPF sobre o abono permanência, não pagamento de 1/3 de férias para servidor(a) afastado para capacitação), aplicação da nota técnica 675 e processo dos novos docentes.

 

4) Apresentação do cronograma de atividades sindicais para 2010: planejamento das atividades sindicais (seminário, palestras, visitas aos campi, cursos de formação, eventos, etc) e planejamento financeiro.

 

5) Aquisição de imóvel: a Diretoria da seção planeja adquirir um imóvel para ser usado como auditório e local para realização de cursos e eventos.

 

6) Assuntos Gerais.

Servidores participando da reunião com o sindicato.

Servidores participando da reunião com o sindicato.

 

No primeiro item o coordenador Eduardo Tonini explicou a importância do campus Colatina possuir uma coordenação local constituída por um técnico administrativo e um docente. Solicitou ainda que os servidores se manifestassem indicando nomes para compor as chapas para a eleição desta coordenação. Ao final ficou aprovado que, assim que surgissem os nomes dos candidatos, a Direção do sindicato providenciaria a estrutura para que a eleição ocorresse.

 

No item relativo à saúde do servidor o conselheiro fiscal, Carlos Roberto Fontes, informou que:

 

Prazo de comprovação de pagamento de plano de saúde: a Reitoria, em entendimento com o Sindicato, vai estender este prazo para seis meses. No entanto, para que ocorra esta implementação, é necessário solucionar algumas pendências, principalmente em relação aos servidores cujo valor do plano é variável e menor do que o teto a que tem direito.

 

Exame periódico: o processo de contratação da empresa que prestará o serviço correspondente a este benefício ainda está em fase de licitação. Solicitamos à Diretora de RH que tomasse as providências para que o processo seja logo finalizado e os exames sejam realizados.

 

Convênio com operadoras de auto-gestão: os servidores foram informados que, em reunião com o Reitor e a Diretora de RH, o Sindicato providenciaria a documentação necessária para que a instituição realize estes convênios. Carlos informou que já havia obtido o material com a Geap e com a Ufes conseguiu a resolução do conselho superior aprovando o convênio. Este material será entregue na Diretoria de RH.

 

 

No item relativo as ações judiciais, Tonini, prestou informações sobre o andamento dos processos judiciais, enfatizando que na página do Sindicato (www.sinasefevitoria.com.br) o servidor tem acesso a estas informações. Com relação às novas ações, Tonini informou ainda que três novas estão sendo implementadas: contra o não pagamento e o ressarcimento de 1/3 de férias para servidor afastado para capacitação (cinco servidores já entraram com ações), contra o pagamento e ressarcimento do PSS sobre 1/3 de férias (ação movida pela assessoria jurídica em Brasília para todos os sindicalizados) e contra o desconto e ressarcimento do Irpf sobre o abono permanência. Após estas explicações houve vários questionamentos da plenária que foram discutidos e, dentro do possível, respondidos.

 

Com relação às atividades sindicais para o ano de 2010, o coordenador Francisco Costa expôs o esboço de programação sugerida pela Direção da seção. Chamou a atenção para a importância do desenvolvimento destas ações pelo Sindicato, principalmente para a formação de um profissional que trabalha em uma instituição de ensino. Estas palestras ocorrerão em diversos campi. Além das palestras cujos temas são políticos-educacionais, o Sindicato promoverá palestras de cunho técnico, como por exemplo, uma relacionada com a utilização da voz.

 

O coordenador Francisco Costa expondo a programação das atividades sindicais para 2010.

O coordenador Francisco Costa expondo a programação das atividades sindicais para 2010.

 

 

 

A seguir a coordenadora Cleuza Felix expôs os assuntos que foram debatidos no encontro das Cis em Brasília promovido pelo Sinasefe Nacional. O ponto principal abordado foi as mudanças sugeridas pelos representantes das seções de todo o pais com relação ao reenquadramento de servidores. Outro ponto que a coordenadora enfatizou foi a reivindicação da categoria com relação ao aproveitamento de disciplinas do mestrado e doutorado. Também informou que o Sindicato Nacional solicitará ao Mec que mude a regulamentação da categoria dos técnicos administrativos possibilitando que todos os níveis sejam beneficiados com os diplomas de mestrado e doutorado.

 

A coordenadora Cleuza Felix informa aos servidores o resultado da reunião dos representantes da Cis em Brasília.

A coordenadora Cleuza Felix informa aos servidores o resultado da reunião dos representantes da Cis em Brasília.

 

 

 

 

Ao final Tonini informou que a Diretoria Executiva está discutindo com os servidores a possibilidade da seção adquirir um imóvel para a utilização como auditório e local de eventos. Informou que surgiu a oportunidade da compra de um salão em frente a atual sede da seção e que uma comissão de compra eleita por uma assembléia está negociando com a imobiliária. Quando a Diretoria possuir todas as informações levará o assunto para ser discutido em uma assembléia que deliberará sobre a questão.

 

Sem mais nada a tratar a reunião foi encerrada e a Diretoria percorreu a instituição distribuindo o calendário do sindicato e conversando com os servidores que não puderam participar da reunião.

 

Após o almoço no campus Colatina, a Diretoria se dirigiu ao campus de Santa Teresa onde foi recebida pelo coordenador da seção sindical Miguel Trancoso.

O companheiro Miguel Trancoso um dos coordenadores da seção Santa Teresa.

O companheiro Miguel Trancoso um dos coordenadores da seção Santa Teresa.

 

 

 

 

Foi realizada uma reunião abordando os temas comuns às duas seções, principalmente com relação à saúde do servidor, e a seguir a comitiva percorreu as dependências do campus cumprimentando os servidores.

 

 

 

O conselheiro fiscal Carlos Fontes visitando os servidores da biblioteca do campus Santa Teresa.

O conselheiro fiscal Carlos Fontes visitando os servidores da biblioteca do campus Santa Teresa.

 

 

Aproveitando a oportunidade, a coordenadora Cleuza repassou as informações sobre o encontro dos representantes da Cis em Brasília.

A coordenadora Cleuza Felix informando aos servidores sobre as modificações na carreira dos técnicos propostas pelo sindicato.

A coordenadora Cleuza Felix informando aos servidores sobre as modificações na carreira dos técnicos propostas pelo sindicato.

 

 

Após a visita a Diretoria viajou de volta a Vitória.

 

 

 

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