Notícias

9º FNCIS aprova carta com propostas para melhoramentos no PCCTAE

9º FNCIS aprova carta com propostas para melhoramentos no PCCTAE

Data: 28 de agosto de 2018

O evento aconteceu em Garopaba-SC, entre os dias 23 e 26 de agosto

ixfncis_site1

A cidade de Garopaba-SC sediou, de 23 a 26/08, o 9º Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão (FNCIS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

O evento, que reúne as Comissões Internas de Supervisão (CIS) de cada instituição de ensino e avalia a implementação do PCCTAE em nível nacional, não aconteceria desde 2014, quando foi realizado em Vitória-ES.

Em sua plenária final, realizada no último domingo (26/08), foi aprovado um documento intitulado Carta de Garopaba, contendo as propostas, os encaminhamentos e as moções produzidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) do Fórum.

ixfncis_site2

A Carta de Garopaba tem como objetivo publicizar os anseios dos participantes em relação aos diversos temas ligados à carreira dos técnico-administrativos da Rede Federal de Educação e levá-los para apreciação em outras instâncias que possam efetivar as propostas. Os principais pontos presentes na Carta são:

  1. a democratização da gestão;
  2. a criação de políticas de reposicionamento e atenuação das perdas salariais dos servidores que chegam à aposentadoria;
  3. o desenvolvimento de políticas mais efetivas contra o assédio moral;
  4. a racionalização dos cargos e o dimensionamento da carreira;
  5. e a promoção permanente de ações voltadas para o desenvolvimento profissional dos servidores integrantes do PCCTAE.

Em virtude do tempo e da especificidade de alguns temas, algumas propostas construídas pelos GTs não entraram na Carta de Garopaba, mas foram encaminhadas para discussões futuras em eventos e GTs ligados às temáticas.
O texto final da Carta de Garopaba, que será divulgado em breve pelos organizadores do 9º FNCIS, será encaminhado às entidades sindicais (Fasubra e Sinasefe); ao Ministério da Educação (MEC); ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG); aos reitores dos Institutos e das Universidades Federais; e à Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do MEC.

ixfncis_site3

Próximo FNCIS

Por aclamação dos participantes do 9º FNCIS, a cidade de Natal-RN receberá a 10ª edição do Fórum – que acontecerá no campus Natal-Central do IFRN (provavelmente entre agosto e setembro de 2019).

Representação do Sinasefe
O Sinasefe Nacional foi representado no 9º FNCIS pelos diretores Aliomar da Silva (pasta dos TAEs) e Michel Torres (pasta de comunicação) e pelo membro da Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do PCCTAE Williamis Vieira.

Fotos
Confira abaixo os álbuns de fotos dos dois primeiros dias do 9º FNCIS que disponibilizamos em nosso site:

Fonte: Sinasefe.

Pular para o conteúdo