Assembleia geral aprecia pauta interna e debate ações da greve

Data: 21 de agosto de 2015

IMG_4087

Foi aprovada, por unanimidade, a criação de critérios mais claros para afastamento de servidores administrativos para mestrado e doutorado

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe Ifes Seção Vitória) realizou uma assembleia geral nesta quarta-feira, 19, com trabalhadoras e trabalhadores dos Ifes de todo o Estado. O encontro aconteceu no campus da Serra e 70 pessoas estiveram presentes.

Na pauta estavam diversas questões locais do movimento, a eleição de delegado para a 134a Plena do Sinasefe Nacional, a análise da conjuntura atual da greve e os informes gerais.

Entre os assuntos internos foi aprovada, por unanimidade, a criação de critérios mais claros para afastamento de servidores administrativos para mestrado e doutorado. Na decisão, a categoria enfatiza, ainda, que o processo precisa contar com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras do Ifes, uma vez que hoje há dificuldades para conseguir dispensa para os estudos e pouca transparência nesse processo.

Além disso, foi aprovada a inclusão de proposta para que o Ifes elabore um plano local de qualificação e capacitação dos servidores seguindo os direcionamentos do plano nacional, também prevendo a participação da categoria no processo.

IMG_4030

Eleições

As eleições para a Reitoria do Ifes e para as diretorias dos campi também entraram na pauta. Foi aprovada a inclusão de proposta, que será levada à Instituição, sobre modificações na fórmula de cálculo do percentual de votos de cada segmento. Isso porque, no modelo atual, a abstenção alta em um segmento, como costuma ocorrer com os estudantes, por exemplo, reduz significativamente o peso dessa parcela da comunidade acadêmica na decisão.

A categoria definiu, ainda, que o Sinasefe fará consultas quanto às eleições para Diretoria do campus de Ibatiba, onde as movimentações para o pleito ainda não foram iniciadas, e também quanto ao tempo de mandato do reitor, uma vez que sua posse foi adiada por conta de problemas com a votação na última eleição.

IMG_4109

Greve

O coordenador do Sinasefe Antelmo da Silva Junior, que presidiu a mesa durante a assembleia, esclareceu que o ato que seria realizado em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) nesta quinta-feira, 20, foi cancelado em decorrência das tensões políticas criadas por um outro ato, convocado nacionalmente pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e outras entidades. Ainda sobre as mobilizações da greve, o presidente da mesa deu informações sobre os preparativos para a Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais em Brasília, que será realizada no dia 27 de agosto.

Quanto ao ponto paralelo das trabalhadoras e dos trabalhadores em greve, em uma reunião entre a Reitoria e o Sinasefe, realizada no dia 12 de agosto, o Sindicato se posicionou considerando que este controle é responsabilidade das chefias imediatas e, por isso, não encaminhará nenhuma relação à Instituição.

Além disso, na mesma reunião ficou decidido que a Administração Central enviará ao Sindicato, para análise, a relação de serviços que considera essenciais dentro do Ifes.

IMG_4124

Delegados

A assembleia definiu, ainda, o segundo delegado que irá representar a seção na 134a Plena da Sinasefe Nacional, que acontece em Brasília no sábado, 22, e no domingo, 23. Ana Paula Brasil, do campus de Linhares, foi eleita delegada da assembleia depois de concorrer com Elias Matiuzzy (campus Ibatiba) e Alyomar da Silva (campus Serra), que ficaram na suplência. O delegado membro da diretoria já havia sido definido e será Cesar Laurence Barros.