Assembleia geral aprova encaminhamentos e seleciona delegado à Plena do Sinasefe

Data: 21 de agosto de 2020

Encontro foi realizado em caráter de urgência por conta da 164º Plena, que acontecerá neste sábado, 22

Assembleia geral extraordinária foi realizada pelo Google Meet

Na tarde de quarta-feira, 19, o Sinasefe Ifes realizou uma assembleia geral extraordinária que elegeu um delegado à 164ª Plena do Sinasefe e aprovou os encaminhamentos das assembleias regionais. Para a Plena, foi escolhido o técnico-administrativo Roberto Wallace, do campus do Ifes da Serra. O encontro foi transmitido pelo Google Meet.

O representante da base Roberto Wallace participará da 164ª Plenária Nacional do Sinasefe, marcada para este sábado, 22. O encontro, que será virtual, decidirá sobre a prorrogação do mandato da direção nacional. Além do representante da base, a direção do Sinasefe Ifes será representada pela técnica-administrativa Cristina Mota Damasceno.

Os trabalhadores e trabalhadoras presentes no encontro desta quarta-feira também aprovaram os encaminhamentos das assembleias regionais que o Sinasefe realizou nos dias 4, 5 e 6 de agosto.

Confira abaixo os encaminhamentos aprovados:

Encaminhamentos:
Segundo ponto de pauta: Avaliação APNPs

1) Realizar levantamento para coleta de dados sobre as realidades dos campi em relação as APNPs voltado para técnicos, docentes e estudantes (comissão de mobilização);
2) Fortalecer a campanha fazendo coleta de informações contra as APNPs;
3) Estimular a mobilização local por campus para avaliar de forma autônoma as APNPs e a proposta de retorno presencial com apoio da diretoria e a comissão de mobilização;
4) Solicitar à Reitoria informações referentes a realidade de cada campi sobre as APNPs utilizado a lei de acesso às informações (ouvidoria).

Terceiro ponto de pauta: Alternativas de manutenção do vínculo com os estudantes e famílias.
a) uma matéria para abordar a questão de trancamento dos estudantes e da questão da virada do semestre, o que pode significar o esvaziamento do Ifes. Dar preferência a participação de estudantes e servidores;
b) Reforçar a perspectiva de aproximação com os estudantes (grêmios, CAS etc) e famílias (comissão de mobilização);
c) Estimular/orientar que os setores pedagógicos evitem o trancamento dos estudantes (incluir na campanha contra as APNPs);
d) Promover live com alunos/famílias.

Quarto ponto de pauta: estado de Greve contra retorno das atividades presenciais
a) A comissão de mobilização deve avaliar a possibilidade de solicitar uma audiência com o Reitor do Ifes para discutir o retorno das aulas presenciais e essa reunião deve envolver diretoria e a base;
b) Fortalecer essa discussão sobre o estado de greve na comissão de mobilização, nas comissões locais e nas duas campanhas que estão em andamento.