Assembleia Notícias

Base do Sinasefe Ifes aprova encaminhamento de denúncia ao MPF sobre descumprimento dos protocolos de segurança nos Campi

Base do Sinasefe Ifes aprova encaminhamento de denúncia ao MPF sobre descumprimento dos protocolos de segurança nos Campi

Data: 9 de fevereiro de 2022

Categoria aprovou que o sindicato apure a situação e, caso sejam identificadas irregularidades, poderá seguir com a denúncia. Decisão foi aprovada em assembleia geral, realizada na segunda, 7. Confira!

A base do Sinasefe Ifes aprovou que o sindicato faça uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) sobre os casos de descumprimento dos protocolos de segurança sanitária no Ifes. O encaminhamento foi aprovado em assembleia geral da categoria, ocorrida na segunda-feira, 7. 

Durante a reunião, realizada de forma virtual, os/as servidores/as presentes relataram alguns casos de descumprimento de protocolos de segurança sanitária, como a presença de alunos positivados para Covid-19 em sala de aula e uso incorreto da máscara de proteção facial. A diretoria do sindicato junto à sua assessoria jurídica irá apurar a situação e levantar dados objetivos e, caso sejam constatadas as irregularidades, encaminhará a denúncia ao MPF, conforme aprovado pela base. 

Para ter mais informações sobre a Covid-19 na instituição, a categoria também aprovou que o sindicato solicite ao Ifes o número de servidores e estudantes que foram contaminados pela Covid-19, e também verificar junto à Plataforma Escola Segura, do Governo do Estado, os registros dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Semanalmente são enviadas as informações. 

A categoria também concordou em solicitar a atualização do protocolo de segurança sanitária da instituição, para que inclua a previsão de utilização de máscaras adequadas para conter a Ômicron, como máscaras PFF2, KN95 ou similares. Além de alterar a orientação de que sintomas gripais não são suficientes para colocar o servidor em trabalho remoto. 

Os/as servidores/as também podem fazer denúncias de descumprimento dos protocolos de segurança sanitária e outras irregularidades que foram constatadas nos campi do Ifes. Para fazer os relatos, basta enviar e-mail para o endereço: [email protected]. Ao enviar o e-mail, informe o campus e relate quais os procedimentos que estão sendo descumpridos. A sua identidade não será revelada.

Reunião com a reitoria

Durante a assembleia, a direção do sindicato apresentou os informes à base. Entre as pautas, foi exposta a reunião que o sindicato realizou com a reitoria no dia 3 de fevereiro. No encontro, foi discutida a situação do retorno presencial nos Campi em meio à explosão de casos de Covid-19. 

O sindicato reiterou o posicionamento pela adesão do passaporte da vacina no Instituto, como uma forma de incentivar a imunização e garantir mais segurança à comunidade acadêmica. Conforme a direção, a reitoria apresentou dados trabalhistas sobre a questão, mas não se comprometeu em aderir ao passaporte. Vale destacar que, de acordo com levantamento do SINASEFE Nacional, 48,71% dos Institutos Federais já aderiram à obrigatoriedade do passaporte. Clique aqui e saiba mais

Sobre possíveis surtos de Covid-19 nos campi, a direção do sindicato indagou a reitoria quais seriam os procedimentos adotados, e o posicionamento foi de que o Instituto é um local seguro e que cada campus será responsável por definir as ações. 

A direção também questionou sobre a desburocratização do afastamento dos/as servidores/as em casos de contaminação ou suspeita. O Instituto disse que iria avaliar uma forma de desburocratizar. Clique aqui e saiba mais. Em comunicado do dia 8 de fevereiro, a Diretoria-Geral destacou que os/as servidores que se afastarem do trabalho presencial por Covid-19, de forma preventiva e compulsória, devem registrar a ocorrência “Atividade Externa”, no ponto eletrônico.  

Após o encontro, a avaliação da direção do sindicato é de que a Instituição não está tão comprometida com o controle da pandemia. 

Também nos informes, a direção expôs a luta da Campanha Salarial 2022. As/os Servidores Federais reivindicam 19,99% de reajuste emergencial, bem como a revogação EC 95/2016 e o arquivamento da PEC 32/2020. Clique aqui e saiba mais. 

Pular para o conteúdo