Notícias

Categoria aprova a desfiliação do Sinasefe Ifes da central sindical CSP-Conlutas

Categoria aprova a desfiliação do Sinasefe Ifes da central sindical CSP-Conlutas

Data: 8 de julho de 2021

Decisão foi tomada em assembleia realizada nessa terça-feira, 6, de forma virtual 

Assembleia realizada virtualmente.

Em assembleia realizada nessa terça-feira, 6, a base do Sinasefe Ifes decidiu pela desfiliação do sindicato da Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas). Foram 24 votos a favor da desfiliação, 14 pela manutenção da filiação e 2 abstenções. A reunião foi realizada de forma virtual, por meio da plataforma Cisco Webex. 

A assembleia foi dividida em etapas. Em um primeiro momento, foram feitos dois discursos de 10 minutos, um a favor da desfiliação e o outro pela manutenção da filiação. Após esse espaço de argumentos, foi realizado um bloco de debates, dividido em seis falas de três minutos cada, de forma alternada: uma a favor da desfiliação e outra pela manutenção da filiação. 

Após esse amplo debate, a categoria foi à votação e decidiu pela desfiliação do Sinasefe Ifes da Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas). 

Além desse debate, antes da assembleia, nas convocações, a direção do Sinasefe Ifes disponibilizou dois textos (um a favor da desfiliação e outro contra) para ajudar a base na hora do voto. Clique aqui e confira!  

Saiba mais 

A Seção Sinasefe Ifes é filiada à CSP-Conlutas desde 2017. No Congresso do Sinasefe (Consinasefe), realizado em novembro de 2019, em Brasília, o Sinasefe Nacional se desfiliou da CSP-Conlutas. Apesar da autonomia das Seções, essa decisão política do Consinasefe repercutiu na necessidade de promover o debate com a base acerca da permanência ou desfiliação do Sinasefe Ifes à CSP-Conlutas.

Por conta da pandemia e de uma série de pautas que surgiram na esteira da crise, a gestão passada não puxou essa discussão junto à base A atual gestão se comprometeu a promover tal debate de forma democrática. Para isso, a assembleia foi amplamente divulgada e também foram disponibilizados textos sobre os dois pontos de vista. 

É importante ressaltar que o Sinasefe Nacional, no momento, também não está filiado a nenhuma Central Sindical. E que, mesmo assim, o Sinasefe Nacional vem construindo a luta unitária na escala nacional em diversos fóruns, com a presença de diversas Centrais, como é o FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais).

O debate em torno de uma nova filiação a uma central sindical passará necessariamente pelo debate nacional, que será realizado no próximo Consinasefe, assim que as condições sanitárias permitirem. 

O diretor do Sinasefe Ifes Thalismar Matias Gonçalves, que votou pela desfiliação, destaca que essa decisão não significa a fragmentação da luta política. “O Sinasefe Ifes, como já vem fazendo, continuará construindo as lutas unitárias como o Fora Bolsonaro com a CSP-Conlutas, outras centrais, sindicatos e coletivos”, explicou o diretor.

A diretora do Sinasefe Ifes Patrícia Andrade, que se posicionou pela manutenção da filiação, afirmou que o grupo que defende a importância da filiação à CSP-Conlutas continuará a expor para a categoria esse debate.

“Vamos continuar defendendo a filiação do sindicato. Entendemos que uma central sindical é importante para somar forças na luta. A CSP-Conlutas está na luta contra o Governo Bolsonaro, e faz parte do movimento pela greve geral, porque só as manifestações pelo Fora Bolsonaro não são suficientes para derrubar esse governo genocida. Os atos são importantes, mas não são suficientes”, defende Patrícia.

Pular para o conteúdo