Assembleia

Categoria aprova participação no 7 de junho – Dia Nacional de Mobilização contra os ataques do governo

Categoria aprova participação no 7 de junho – Dia Nacional de Mobilização contra os ataques do governo

Data: 1 de junho de 2018

Haverá manifestações no pátio do Ifes Campus Vitória. Trabalhadores também aprovaram a decretação do estado de greve. Decisão final será tomada na plenária, que acontecerá de 9 a 10 de junho, em Brasília

diamob0706pop

“Temos que fortalecer o movimento do Dia Nacional de Mobilização, nesta quinta-feira, dia 07, contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora, contra o desmonte da Educação e da Saúde pública, com a Emenda Constitucional 95 – que congelou os gastos com os investimentos públicos por 20 anos. Entidades sindicais e sociais realizarão atos no Brasil denunciando o desmonte do Estado brasileiro”, convocou o coordenador de Política e Formação Sindical do Sinasefe Seção Ifes, Clerio Lucas Guaitolini. A convocação ocorreu na assembleia geral realizada pelo Sinasefe Ifes nessa quarta-feira, 30, na sede do sindicato, em Vitória.

Na atividade, a categoria aprovou a adesão ao movimento e a construção de atos na parte da manhã e da tarde, no dia 07, no pátio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória, em Jucutuquara. O ponto foi aprovado por nove votos a favor, um contra e uma abstenção.

IMG_1934

Os trabalhadores e as trabalhadoras também se manifestarão contra contra o projeto da Lei da Mordaça (ou Escola Sem Partido). Em maio, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Vitória, presidida pelo vereador Leonil (PPS), aprovou o Projeto de Lei nº 225/2017, do vereador Davi Esmael (PSB), que institui no âmbito do sistema municipal de ensino de Vitória o Programa Escola Sem Partido. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

A construção e a realização do 07 de Junho – Dia Nacional de Mobilização foi um dos encaminhamentos do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe), realizado em 23 de maio, em Brasília.

Carga horária

Na atividade do dia 7 haverá também uma conversa com os docentes sobre a mudança da resolução da carga horária. Esse ponto foi levantado na assembleia pelo servidor Antelmo da Silva Júnior (Campus Vitória). Ele é o representante dos trabalhadores na comissão de elaboração da resolução que normatiza as atividades docentes no IFES (Portaria nº 612/2018).

“Nós temos uma pré minuta. O nosso objetivo é que os professores interessados façam suas contribuições na preparação do documento, antes que ele vá para a consulta pública”, explicou o servidor.

Estado de greve

IMG_1944

Na assembleia, a categoria também debateu e aprovou, por unanimidade, a instalação do estado de greve do Sinasefe. Esse encaminhamento dos servidores capixabas será levado para a 154ª Plenária Nacional do Sinasefe, que acontecerá de 9 a 10 de junho, em Brasília. Lá o assunto será debatido e o posicionamento dos Estados será levado em conta para a decretação ou não do estado de greve. Clique aqui e saiba mais sobre a plenária.

Caso seja aprovado na plenária, o estado de greve passa a ser um alerta da categoria aos patrões sobre a possibilidade da deflagração de uma greve a qualquer momento.

IMG_1966

A servidora Lucia Helena Pazzini (Campus Vitória) e o servidor Roberto Wallace Viana (Campus Serra) foram eleitos na assembleia geral para representarem o Espírito Santo (ES) na plenária, como delegada e observador.

A plenária contará ainda com debates em defesa das liberdades democráticas e da Rede Federal, os encaminhamentos do 1º Encontro de Mulheres do Sinasefe – realizado de 23 a 25 de março, em Brasília -, sobre assédio moral e representações na CNS e CND. Clique aqui e confira a convocatória para o evento.

Conjuntura e informes

Sobre a conjuntura do país, o coordenador Clerio destacou que a Central Sindical Popular – entidade à qual o Sinasefe Seção Ifes é filiado – reconhece o movimento dos caminhoneiros, que tomou conta do Brasil nas últimas semanas, como uma pauta da classe trabalhadora.

“O caminhoneiro é um trabalhador que sofre com os altos impostos da política do governo Temer e com a precarização das condições de trabalho”, apontou.

IMG_1937

Reunião da CSP-Conlutas

A categoria também foi informada sobre a 1ª Reunião de Coordenação Estadual da CSP-Conlutas, que aconteceu de 18 a 20 de maio, no Ifes Campus Teresa. No evento, foram eleitos os representantes para compor a Secretaria Executiva Estadual e Conselho Fiscal da entidade

Os diretores do Sinasefe Seção Ifes Clerio e Aliomar da Silva (Campus Serra) estão entre os representantes escolhidos para a gestão estadual da CSP. Foram escolhidos ainda diretores do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), Movimento Raça e Classe, Sindicato dos Bancários (Sindibancários) e Movimento de Mulheres (MM).

Conape

A participação do sindicato na Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), realizado de 24 a 26 de maio, Belo Horizonte, em Mina Gerais (MG), também foi destaque na assembleia geral. Clique aqui e saiba mais.

Supressão

Os servidores e as servidoras presentes à assembleia votaram pela supressão do ponto de pauta sobre a solicitação de apoio de participação em Curso/Seminário “Introdução ao pensamento dos clássicos”. O ponto foi suprimido por 10 votos a favor contra uma abstenção.

Segundo o parágrafo único, do artigo 44, do Regimento Interno do Sinasefe Seção Ifes, todo o tipo de solicitação de ajuda de custo ou doação, que não exceder a 20% da receita mensal do sindicato, deve ser analisada pela Diretoria Executiva. E, em caso de aprovação, deverá ser registrada e justificada em ata.

Somente quando o limite de 20% for ultrapassado, determina o regimento, a solicitação deverá ser aprovado ou não pela categoria em assembleia. Clique aqui e confira no documento.

Pular para o conteúdo