Notícias

Categoria do Sinasefe Ifes aprova adesão às lutas em defesa da aposentadoria e da Educação

Categoria do Sinasefe Ifes aprova adesão às lutas em defesa da aposentadoria e da Educação

Data: 2 de agosto de 2019


Atos e manifestações serão realizados em todo Brasil no “6 de Agosto – Dia de Luta Contra a Reforma da Previdência” e no “13 de Agosto – Greve Geral em Defesa da Educação Pública”

Agosto será de luta contra os ataques do governo Bolsonaro em todo o Brasil! E a categoria do Sinasefe Ifes participará das mobilizações, dos atos e das manifestações que serão realizadas no Espírito Santo (ES).

A adesão aos dois movimentos que estão marcados para este mês, o “6 de Agosto – Dia de Luta Contra a Reforma da Previdência” e o “13 de Agosto – Greve Geral em Defesa da Educação Pública”, foi aprovada em assembleia geral, nessa quinta-feira, 1º.

O ato da próxima terça-feira, dia 6, será de protesto contra a reforma da previdência e de alerta à população sobre as mudanças para o acesso ao benefício da aposentadoria.

E já conta com um calendário de atividades para até a data da luta. Panfletagens, palestras e uma atividade cultural neste dia 3, sábado, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, fazem parte da programação.

O coordenador de formação sindical do Sinasefe Ifes, Carlos Alberto Firmino dos Santos, pontuou que todos os dias o atual governo aparece com uma ameaça diferente. Sejam pelas “medidas provisórias” ou pelas horrendas declarações do presidente.

“Lutar pela aposentadoria, pela Saúde e pela Educação é lutar pelo futuro do país. Enfrentamentos uma conjuntura no Brasil de constantes ataques às entidades sindicais e os movimentos que estão nas ruas pelas direitos da classe trabalhadora”, reforçou Carlos.

Ele ainda pontuou que impor as idade mínimas de 65 anos, para homens, e 62 anos, para mulheres, é dificultar ao máximo o acesso ao benefício.

#Tsunami13A

O movimento em repúdio aos cortes na Educação e contra o projeto Future-se, o “13 de Agosto – Greve Geral em Defesa da Educação Pública”, também foi destaque na assembleia geral.

A coordenadora geral do Sinasefe Ifes, Lúcia Helena Pazzini, relembrou que o sindicato participou dos atos no mês de maio, nos dias 15 e 30, que colocou milhares de pessoas na rua em defesa do ensino público e de qualidade.

“A mobilização ganhou força depois do anúncio dos cortes do governo na pasta da Educação. Mas a pressão tem que continuar, temos um ‘novo’ e perigoso ataque a combater: o programa Future-se. Temos que fortalecer as manifestações em defesa do ensino público no país”, convocou a coordenadora.

Clique aqui e saiba mais sobre o Future-se.

A diretora Lúcia reforçou a importância da categoria participar do ato no dia 13, que contará com manifestações em Vitória. Haverá dois pontos de concentração a partir das 16 horas: um próximo ao Ifes, em Jucutuquara, e outro na Ufes, em Goiabeiras.

Lúcia também destacou que o/a servidor/a precisa aderir ao movimento. “Nenhum funcionário/a público está livre do projeto de desmonte da Educação que está em andamento”.

Ofício protocolado

O sindicato protocolou um ofício junto às reitorias do Ifes e da Ufes e na Eames comunicando as gestões sobre a paralisação de 24 horas desta terça-feira.

O documento também informa sobre a paralisação no “13 de Agosto – Greve Geral em Defesa da Educação Pública”.

Clique aqui e acesse o protocolado no Ifes.


Clique aqui e acesse o protocolado na Ufes.


Clique aqui e acesse o protocolado na Eames.

Confraternização

A diretoria do Sinasefe Ifes também apresentou a proposta de local, data e horário para a “Festa da Categoria 2019”.

Os/as presentes aprovaram o espaço “Chácara Flora”, no município de Serra, para sediar o evento. A festa será no dia 09 de novembro, das 12 às 17h30.

A coordenadora de administração e finanças, Norma Pignaton Recla, disse que a expectativa é de que 800 pessoas participem do evento.

“Ouvimos as críticas e os elogios da categoria e a confraternização está sendo construída para melhor atender a nossa base”, afirmou.

Congresso e encontro

A diretoria informou à categoria que o Congresso do Sinasefe Nacional será realizado de 14 a 17 de novembro, em Brasília.

E assembleias locais foram realizadas nos campi para elegerem representantes para o congresso. A lista de eleitos ainda será referendada em assembleia geral.

A diretoria nacional do Sinasefe realizará o segundo encontro nacional de mulheres, no dia 13 de novembro. A seção capixaba também realizará um encontro estadual antes da data do encontro nacional.

Pular para o conteúdo