Assembleia

Categoria fortalecerá a mobilização para o 10 de Agosto – Dia Nacional de Paralisação e Manifestações

Categoria fortalecerá a mobilização para o 10 de Agosto – Dia Nacional de Paralisação e Manifestações

Data: 24 de julho de 2018

Em assembleia geral, servidores e servidoras aprovaram a adesão ao movimento que, entre outras pautas, reivindicará o fim do desmonte do serviço público

IMG_3359

A categoria do Sinasefe Seção Ifes participará do 10 de Agosto – Dia Nacional de Paralisação e Manifestações. A decisão foi aprovada em assembleia geral, realizada na tarde dessa segunda-feira, 23, na sede do sindicato, em Vitória.

banner-para-redes-sociais-768x768

A atividade está sendo mobilizada por nove centrais sindicais. Entre elas a CSP-Conlutas, central à qual o Sinasefe Seção Ifes é filiado. Haverá atos e manifestações pelo Brasil contra as reformas do governo Temer que retiram direitos da classe trabalhadora, contra a Emenda Constitucional (EC) 95, que congelou o investimento público por 20 anos. A manifestação também será contra as privatizações, contra os ataques aos direitos dos trabalhadores, contra o projeto “Escola Sem Partido” (Lei da Mordaça), em defesa da auditoria da dívida pública, entre outras pautas.

10 de agosto 2018 - Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações (1) 10 de agosto 2018 - Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações (2)

“Será um dia de manifestações contra os retrocessos aos direitos da classe trabalhadora. A nossa seção também vai se mobilizar aqui no Espírito Santo contra esses ataques”, destacou a coordenadora geral do Sinasefe Ifes Lucia Helena Pazzini.

Análise de conjuntura

As pautas de reivindicações do 10 de Agosto – Dia Nacional de Paralisação e Manifestações fizeram parte da análise de conjuntura feita pela coordenadora regional Simone Izoton Nascimento da Silva (Cefor/Reitoria).

Segundo ela, a grande mídia é uma forte aliada para a retirada de direitos das servidoras públicas, dos servidores públicos e dos trabalhadores da iniciativa privada. E para enfrentar o discurso da mídia, a classe trabalhadora precisa unificar as lutas.

IMG_3339

“A crise brasileira faz parte de uma conjuntura internacional. Com a desculpa de que o Brasil está endividado, o governo trabalha com o discurso de cortar gastos. Se existe uma dívida, ela precisa ser auditada e os brasileiros/as precisam saber. As reformas atingiram diversas pessoas, precisamos unir as lutas e fortalecer os trabalhadores”, apontou.

O coordenador local do Ifes campus Vitória, Antelmo da Silva Júnior, destacou que houve uma polarização da sociedade no dia a dia, inclusive dentro do instituto. “Existem salvadores da pátria à esquerda, à direita e ao centro. Mas nós esquecemos que o orçamento para a Educação caiu bastante e isso afetou todos os servidores. Existem departamentos operando com 50% do orçamento de alguns anos atrás”, expôs.

IMG_3331

155ª Plenária

Os/as presentes à assembleia elegeram uma delegada para representar o Sinasefe Ifes na 155ª Plenária Nacional do Sinasefe: a técnica administrativa (TAE) Niciane Castro. Ela atua na reitoria do Ifes. A atividade acontecerá em Curitiba, nos dias 4 e 5 de agosto.

A assembleia avaliou e propôs que, pelo fato do evento possuir uma mesa de debate sobre o tema “Mulheres”, uma mulher deveria ser escolhida como delegada. Por 10 votos a favor, 1 contra e 8 abstenções, a proposta foi aprovada pelos/as presentes.

IMG_3391

O coordenador geral Manoel Tadeu Alves dos Santos (docente de São Mateus) será o representante da diretoria.

A assembleia geral também deliberou que três observadores irão à plenária. São eles: Levi de Castro Ramos (TAE de Colatina), Felipe Lima (docente de Ibatiba) e Antônio Henrique Pinto (docente de Vitória).

Conselho fiscal

Nesse ponto de pauta da assembleia, a diretora Lúcia lembrou que não foi possível eleger os representantes do Conselho Fiscal durante a eleição da direção do Sinasefe Ifes, realizada no dia 14 de junho. Ela destacou que o regimento interno do sindicato prevê que durante a gestão, em caso de vacância dos cargos, como é o caso, a assembleia geral poderá definir, por meio de votação, os representantes.

Com isso, a assembleia também elegeu três representantes para o Conselho Fiscal do Sinasefe Seção Ifes. São eles: Maria Madalena Poleto Oliveira (docente de Vitória), Glaucia Maria de Oliveira (TAE de Guarapari) e Geraldo Henrique de Oliveira (TAE de Vitória).

As duas servidoras enviaram e-mail para o sindicato destacando que não poderiam comparecer à assembleia, mas que teriam interesse em concorrer ao cargo – conforme divulgado pelo Sinasefe. A assembleia aprovou as servidoras que se candidataram. E o servidor candidatou-se presencialmente e foi eleito.

IMG_3364

Coordenações locais

Durante a assembleia, o docente Aramis Cortes de Araújo Júnior também foi eleito como coordenador local do Ifes campus Ibatiba.

O/a interessado/a em candidatar-se para a coordenação local do campus, com o cargo em vacância, terão novas oportunidades. Em breve mais informações.

Grupos de Trabalho

A revitalização dos grupos de trabalho (GTs) foi ponto de pauta na assembleia. Apenas dois GTs estavam ativos, os temáticos sobre Segurança e o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos (PCCTAE).

Na assembleia três GTs foram revitalizados e receberam novos integrantes: o de Políticas Educacionais, o de Carreira Docente o de Diversidade. Os grupos que já estavam ativos também ganharam novos integrantes.

  • GT de Segurança: Adeilton Castão Pereira, Adenilson Guasti Castro, Enos da Cunha, Júlio Cesar Bello e Sóstenes Dias de Oliveira (todos TAEs que atuam no Ifes campus Vitória);
  • GT PCCTAE: Carlos Alberto Firmino dos Santos (TAE no campus Vila Velha);
  • GT Carreira Docente: Felipe Alexandre Lima Fernandes dos Santos (docente no campus Ibatiba);
  • GT Diversidade: Samanta Lopes Maciel (TAE no campus São Mateus);
  • GT de Políticas Educacionais: Adolfo Miranda Oleare (docente campus Vitória), Antônio Henrique Pinto (docente campus Vitória) e Felipe Alexandre Lima Fernandes dos Santos (docente campus Ibatiba).

O GT de diversidade abarca várias temáticas. Por isso, na assembleia houve um debate sobre a possível separação dos temas Gênero e Raça visando facilitar os estudos.

“A delegada que representará o Sinasefe Ifes na plenária nacional levantará essa questão. Pois, consultamos a diretoria nacional sobre essa possibilidade da separação e foi negado. Mas sugeriram que ao invés de dividir o GT, nós fizéssemos reuniões separadas por temas”, explicou a diretora Lúcia.

Ela ressaltou que os/as interessados/as em participar dos GTs devem manifestar-se em assembleia geral.

IMG_3347

Festa da categoria 2018

A comissão que organizará a Festa da Categoria 2018 foi definida pelos/as presentes na assembleia.

Os/as escolhidos/as foram Norma Pignaton Recla (coordenadora do Sinasefe Ifes e TAE no campus Vitória), Geraldo Henrique de Oliveira (TAE no campus Vitória), Levi de Castro (coordenador do Sinasefe Ifes e TAE no campus Colatina), Glaucia Maria de Oliveira (TAE no campus Guarapari), Aliomar da Silva (TAE no campus Serra), Enos da Cunha (TAE no campus Vitória) e Roberto Wallace Viana (TAE no campus Serra).

Assim que houver informações sobre a festa serão divulgadas.

CIS

A mesa da assembleia geral informou à categoria que, a pedido da reitoria, foram indicados dois membros para fazer parte Comissão de Revisão da Regulamentação da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Ifes. São eles: efetivo – Carlos Alberto Firmino dos Santos (coordenador do Sinasefe Ifes e (TAE no Campus Vila Velha). Suplente, a coordenadora Lúcia Helena Pazzini (TAE no Campus Vitória).

Foram indicados também dois membros da base para compor a comissão que fará o processo eleitoral da CIS. São eles: os TAEs Italo Severo Sans (efetivo) e Julio César Belo (suplente).

Mobilidade

Outro informe foi que o Sinasefe Ifes indicou também dois servidores da base para a Comissão de Mobilidade do Ifes (remoção) na Reitoria. São eles: a coordenadora Norma Pignaton Recla e o docente Alexandre Maia Ferreira (Campus Aracruz).

Ene

O sindicato também está construindo, junto a outras entidades, o Encontro Estadual de Educação, cuja a primeira etapa acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

IMG_3334

O Sinasefe Seção Ifes indicou o professor Antônio Henrique Pinto (campus Vitória) para realizar uma palestra sobre avaliação institucional no encontro. O evento será uma prévia dos debates que acontecerão no Encontro Nacional de Educação (ENE), que acontecerá em abril de 2019, em Brasília.

Escola sem partido

Outro informe importante na assembleia foi o de que o Sinasefe Ifes também está participando das discussões no Fórum Escola Sem Partido. Em breve mais informações.

Pular para o conteúdo