Notícias

Comando Unificado de Greve mobiliza São Mateus pela valorização da educação pública

Comando Unificado de Greve mobiliza São Mateus pela valorização da educação pública

Data: 5 de julho de 2012

Cerca de 150 servidores do Ifes, da Ufes e estudantes das duas instituições realizaram ontem, 4, em São Mateus, um grande ato público pela valorização da educação pública. A mobilização, organizada pelo Comando Unificado de Greve, formado por Sinasefe, Sintufes, DCE-Ufes e Adufes,  contou com carreata, panfletagem na BR 101, nos campi do Ifes e da Ufes e no centro da cidade do Norte do Estado.

O ato começou no começo da tarde na BR 101, no trecho do Ceunes, campus da Ufes. Após interdição parcial da BR para panfletagem, os servidores saíram em carreata para o centro de São Mateus, onde foi realizado um buzinaço. “A comunidade foi muito receptiva conosco, queriam saber melhor o motivo da manifestação. Isso mostra a importância de levar nossas reivindicações para a rua, conversar com a população sobre a situação da educação pública, no Ifes e na Universidade”, conta o coordenador local do Sinasefe no campus do São Mateus, Aloísio Ramos da Paixão.

foto0383
Servidores e estudantes protestam em frente ao campus provisório do Ifes São Mateus

Após a ação no Centro, os servidores seguiram rumo à unidade provisória do Ifes no Bairro Carapina, onde mais uma vez panfletaram entre os transeuntes. O ato terminou no começo da noite.  “É muito importante que a comunidade de São Mateus entenda que o IFES é um patrimônio público e precisa ser cuidado. A greve é um momento difícil para o campus, mas possibilita essa aproximação com a comunidade, convidando-a a fiscalizar seu patrimônio e cumprir seu papel na defesa da educação pública de qualidade”, enfatiza o coordenador geral do Sinasefe, Maxwell Monteiro.

O Comando Unificado da Ufes enviou um ônibus com representantes dos campi da Universidade e estudantes. Servidores do Ifes de Piúma e de Cariacica, além dos servidores de São Mateus, representaram o Sinasefe na ação.

O ato de ontem foi a primeira ação conjunta do Comando Unificado de Greve. Na última segunda-feira, 2, os comandos do Sinasefe, Sintufes, Adufes e DCE-Ufes reuniram-se para discutir ações de mobilização conjuntas. Além do ato em São Mateus, o esforço de greve vai realizar um grande ato público na próxima quinta-feira, 5. Fique atento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo