Nacional

Conape será realizada de 24 a 26 de maio em Belo Horizonte-MG

Conape será realizada de 24 a 26 de maio em Belo Horizonte-MG

Data: 24 de maio de 2018

Convocação do 1ª Conape representa a busca da retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais

Entre os dias 24 e 26 de maio, em Belo Horizonte-MG, será realizada a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). O evento, que tem como organizador o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), contará com a participação do SINASEFE NACIONAL.

arte mini - conape

O que são FNPE e Conape?

Após a publicação no Diário Oficial da União (DOU) do Decreto Executivo de 26 de abril de 2017 e da Portaria nº 577 de 27 de abril de 2017, que, respectivamente, desconstrói o calendário da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2018 e desfigura o Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela Lei 13.005/2014 (Lei do Plano Nacional de Educação 2014-2024), entidades preocupadas com a defesa e promoção do direito à Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade para todo cidadão e para toda cidadã decidiram se retirar coletivamente do FNE.

Neste contexto de ruptura das entidades classistas, estudantis e dos movimentos sociais e populares com a institucionalidade de um governo golpista, surgiu o FNPE (como alternativa ao Fórum anterior, o FNE) e foi convocada a Conape (como alternativa à Conae).

A convocação desta 1ª Conape representa uma das muitas vertentes pela busca da retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais: é uma reafirmação do compromisso com uma Educação verdadeiramente transformadora.

Programação

Os três dias da Conape serão preenchidos da seguinte forma:

24 de maio (quinta-feira)

14 horas: concentração em local estratégico (ainda não divulgado) e, em seguida, uma marcha por algumas ruas da capital mineira, que redundará em um grande ato oficial de abertura com os milhares de presentes.

25 de maio (sexta-feira)

8 horas: diversos pontos da cidade e o Expominas abraçarão diversas atividades propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias, reuniões, apresentações, comunicações acadêmicas, dentre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação.

26 de maio (sábado)

9 horas: Plenária final – deliberará sobre a resolução, as moções e o manifesto da Conape.

Participação do SINASEFE

O SINASEFE participará da Conape 2018 com sua Pasta de Políticas Educacionais e Culturais. Esta participação é fruto da deliberação da 152ª PLENA, na qual foi aprovada a presença do SINASEFE no FNPE na condição de entidade observadora – decisão referendada na primeira reunião da gestão 2018-2020 da Direção Nacional (DN) do nosso sindicato.

Todos a BH!

Além de participar da Conape, o SINASEFE convida suas bases e seções sindicais a se fazerem presentes durante a Conferência.

Informações sobre hospedagens e o link para inscrição de observadores estão disponíveis no hotsite da Conape 2018: clique aqui para ir até ele.

Links úteis

 

Fonte: Sinasefe.

Pular para o conteúdo