Assembleia Campanha salarial 2022

Em assembleia, categoria decide reforçar a mobilização para a construção da greve geral

Em assembleia, categoria decide reforçar a mobilização para a construção da greve geral

Data: 18 de fevereiro de 2022

Encaminhamento foi aprovado em reunião nessa quinta-feira, 17. Base também elegeu delegada para a 170ª do SINASEFE

Em assembleia geral realizada nessa quinta-feira, 17, a base do Sinasefe Ifes decidiu reforçar a mobilização para a Greve Geral do dia 30 de março. O movimento será nacional e envolverá várias categorias do Serviço Público Federal. A categoria também elegeu a servidora Ana Paula Brasil como delegada pela base para participar da 170ª Plena do SINASEFE Nacional, que ocorrerá neste final de semana.

No encontro, foram discutidas formas de mobilização e ações que podem ser executadas para reforçar a participação dos/as servidores/as na Greve Geral, que tem como pauta principal o reajuste emergencial de 19,99%. O percentual reflete as perdas salariais dos/as servidores/as somente no Governo de Jair Bolsonaro.

Sobre a situação, a base também aprovou a criação de materiais que demonstrem as perdas e os impactos nas condições concretas de vida e trabalho dos/as servidores/as provocados pela corrosão inflacionária. Em janeiro, o Sinasefe Ifes produziu um material informativo com as perdas acumuladas pela categoria de 2010 a 2021. Clique aqui e confira.

Conforme encaminhado, foi aprovado a organização de assembleias locais nos campi, a fim de debater a situação diretamente com a base, bem como a possibilidade do Sinasefe Ifes promover atos/eventos nos campis e o diálogo com a comunidade acadêmica, a partir de panfletagem, cartazes e faixas.

Coletivo! Os/as servidores/as da base presentes na assembleia também aprovaram que o Sinasefe Ifes participe do Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade para articular ações em conjunto pela Greve Geral. Também aprovaram que o sindicato construa junto ao grupo a possibilidade de usar as diversas ferramentas de comunicação para a divulgação da Greve, como outdoor e projeções.

O grupo é formado por entidades, coletivos, sindicatos, centrais sindicais, fóruns e associações.

Calendário de mobilizações da campanha salarial
Em reunião realizada nessa quinta-feira, 17, de forma virtual, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) aprovou um novo calendário de lutas pela reposição emergencial de 19,99%. Anteriormente, a Greve Geral seria no dia 9 de março, mas foi decidido na reunião que o movimento será no dia 30 do mesmo mês. Confira as principais datas:

23 de fevereiro: Plenária Virtual, às 18 horas
8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres
16 de março: Dia Nacional de Greve – ultimato dos servidores ao Governo Federal
30 de março: Indicativo de Deflagração de Greve por Tempo Indeterminado

Clique aqui e saiba mais sobre a construção da Greve.

Plena do SINASEFE


A assembleia do Sinasefe Ifes elegeu a servidora Ana Paula Brasil como delegada pela base na 170ª Plena do SINASEFE Nacional, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, de forma virtual. O servidor Clério Guaitolini será o delegado do sindicato pela direção.

O servidor Ítalo Severo Sans Inglez também participará da atividade, na condição de ouvinte.

Confira a pauta:
1. Informes da DN e das Seções Sindicais;
2. Conjuntura e Lutas da categoria: (PEC 32/2020, FORA BOLSONARO, Reordenamento da Rede, Portaria 983 e Controle Eletrônico);
3. Campanha Salarial, Indicativo de GREVE em 30/03/2022;
4. Congresso Eleitoral convocado para maio/2022;
5. Encaminhamentos.

Clique aqui e saiba mais sobre a Plena.

Pular para o conteúdo