Em assembleia geral, categoria aprova encaminhamento de indicativo de greve à 152ª Plena

Data: 27 de outubro de 2017

A plenária nacional acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro, em Brasília. A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 27, no Teatro do Ifes, em Vitória. O diretor do Sinasefe Aliomar da Silva destacou que assembleias setoriais e consulta online também foram realizadas

assembleia_geral_27 de outubro (1)

A categoria do Sinasefe Seção Ifes aprovou o encaminhamento de indicativo de greve para a 152ª Plena. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na tarde desta sexta-feira, 27, no Teatro do Ifes, no bairro Jucutuquara, em Vitória.

Os servidores e servidoras aprovaram o indicativo por seis votos favoráveis, dois contrários e sete abstenções. A plenária nacional acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro, em Brasília.

Setoriais

Além da assembleia geral realizada nesta sexta-feira, 27, em Vitória, o Sinasefe Seção Ifes realizou assembleias setoriais nos campi do Instituto.

O sindicato esteve presente, entre os dias 16 e 20 de outubro, nos campi de São Mateus, Linhares, Montanha, Vila Velha, Barra de São Francisco, Piúma, Guarapari, Colatina, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim, Centro Serrano, entre outros. Nas assembleias setoriais, a categoria rejeitou o indicativo de greve apontando, na maioria das vezes, que não estava preparada para a greve. Foram 25 votos contrários ao indicativo, 21 votos favoráveis e 30 abstenções.

Clique aqui e saiba mais sobre as assembleias setoriais.

Consulta online

Além das assembleias, o sindicato também disponibilizou uma consulta online para a categoria votar sobre a aprovação do indicativo de greve ou não.

A consulta ficou disponível na internet até as 11 horas desta sexta-feira e teve 161 votos. Foram 103 votos pela aprovação do indicativo de greve e 58 votos contra a aprovação.

O diretor do Sinasefe Aliomar da Silva destacou que a categoria foi ouvida. “Nós deliberamos em assembleia no dia 27 de setembro, em Vitória, que a categoria seria consultada sobre o indicativo de greve, apontado pela Fasubra, no dia 17 de setembro, na plenária nacional da entidade. Pela deliberação, a consulta seria por meio de assembleias setoriais e por consulta online. Isso foi feito. Foram realizadas mais de 10 assembleias setoriais nos campi do Instituto, na Grande Vitória e no Interior do Estado. E a votação online teve mais de 160 votos. Agora, é levar o que foi deliberado nesta assembleia para a 152ª Plenária Nacional do Sinasefe”, informou o diretor.

Clique aqui e saiba mais sobre a assembleia do dia 27 de setembro.

152ª Plena

A assembleia também elegeu um delegado e dois observadores como representantes da categoria na 152ª Plenária Nacional do Sinasefe. A atividade acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro, em Brasília e definirá sobre o indicativo de greve.

O delegado eleito foi Levi Ramos. E os observadores foram Claudionor de Souza Lino e Eduardo Cid (docente que representará o sindicato no Seminário de Carreira SINASEFE, entre os dias 1º e 03 de novembro, em Brasília).

Dia Nacional de Lutas e Paralisações

A assembleia desta sexta-feira também deliberou sobre os caminhos para a construção do dia 10 de novembro como um Dia Nacional de Lutas e Paralisações. Esse assunto será ponto de pauta da 2ª Conferência Sindical e Popular, que acontecerá no Sindicato dos Bancários, no Centro de Vitória, neste sábado, 28, às 9 horas.

O encontro deliberará sobre as lutas contra o desmonte e o sucateamento dos serviços públicos e a precarização do trabalho. Além do Sinasefe Seção Ifes, participarão da conferência: CSP-Conlutas, Sindibancários, Sintufes, Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida, Sindipúblicos, Sindprev-ES, Intersindical e Associação dos Servidores do Incaper (Assin). Clique aqui e confira a programação do evento.

assembleia_geral_27 de outubro (2)

O representante da CSP-Conlutas, Filipe Skiter, esteve presente na assembleia e disse que apesar do presidente Michel Temer ter conseguido negociar a continuidade do seu mandato na Câmara dos Deputados, a votação foi apertada e isso mostra um enfraquecimento da sua base.

Ele lembrou que a Reforma Trabalhista entrará em vigor no dia 11 de novembro. E que no dia 10 haverá mobilização em todo o Brasil, por parte de diversas categorias e movimentos sindicais e sociais.

“O encontro deste sábado será realizado por várias entidades. Serão discutidos os atos de enfrentamento para o dia 10, que antecede o dia em que entrará em vigor a Reforma Trabalhista. Já é possível ver na internet anúncios de empregos com o novo modelo”, alertou.

Seminário de Educação

Entre os dias 7 e 10 de dezembro, será realizado no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o 10º Seminário Nacional de Educação. E na assembleia desta sexta-feira também foram definidos os nomes da delegação capixaba para o evento, que será composta por 22 representantes.

Informes

O diretor Aliomar informou que os coffee breaks que estão sendo realizados pelo sindicato nos campi, em comemoração do Dia 28 de outubro – Dia da Servidora e do Servidor Público, tem sido avaliados de forma positiva pela categoria.

“Os servidores e servidoras estão solicitando que o sindicato promova este tipo de atividade mais vezes, porque proporciona uma maior integração entre os trabalhadores e trabalhadoras”, disse.

O diretor Clério Lucas Guaitolini informou que entre os dias 7 e 9 de novembro participará do Seminário Internacional “Esquema Financeiro Fraudulento e Sistema da Dívida – Criação de ‘Estatais não Dependentes’ para securitizar Dívida Ativa e lesar a sociedade!”, realizado pela Auditoria Cidadã da Dívida, em Brasília.