Assembleia Notícias

Em assembleia geral, categoria decide apoiar a candidatura de Lula à presidência da República, com o objetivo de derrotar Jair Bolsonaro e o bolsonarismo

Data: 27 de julho de 2022

Posição segue referendo do 34º CONSINASEFE. Reunião ocorreu nessa segunda-feira, 25, de forma híbrida

A base do Sinasefe Ifes aprovou, em assembleia geral da categoria, o posicionamento sobre as eleições deste ano. Conforme a decisão, o sindicato apoiará a candidatura de Lula à presidência da República, com o objetivo de derrotar Jair Bolsonaro e o bolsonarismo. A reunião ocorreu nessa segunda-feira, 25, de forma híbrida.

Também foi aprovada a mobilização das/os estudantes do Ifes sobre o atual cenário político e eleitoral do país, a fim de promover debates sobre a falta de investimentos na própria instituição, entre outras questões. A assembleia também aprovou a mobilização da categoria para os atos nacionais no dia 6 de agosto e 10 de setembro.

A assembleia foi realizada virtualmente pela plataforma Cisco Webex e, presencialmente, no miniauditório 2 do Ifes campus Vitória.

Conforme deliberado pela assembleia, e após amplas discussões, com opiniões contrárias e a favor, o posicionamento de “eleger Lula para derrotar Bolsonaro” não acontecerá de forma acrítica. O sindicato seguirá reivindicando e mantendo os enfrentamentos necessários para a defesa do serviço público, da Educação, das/os servidoras/es e da Democracia. Entre as lutas estão a revogação da Reforma Trabalhista e o arquivamento da Reforma Administrativa (PEC 32/2020).

Sobre o apoio à candidatura de Lula, a assessoria jurídica do Sinasefe Ifes explicou à categoria o que pode e o que não pode nas dependências do Ifes, entre outras questões. A campanha direta, por exemplo, é vedada, mas a discussão política, com dados e informações, é permitida.

O posicionamento de apoio à candidatura de Lula para derrotar Bolsonaro foi referendado no 34º CONSINASEFE, a instância máxima do SINASEFE Nacional, que ocorreu em maio, em Brasília. Clique aqui e confira.

Aumento nos casos de Covid-19
Durante a assembleia, também foi abordada a situação do aumento de casos de Covid-19 no Estado e o ofício que o sindicato enviou ao Ifes em junho, cobrando a obrigatoriedade do uso de máscara e o passaporte vacinal no Instituto.

O sindicato também solicitou dados epidemiológicos da instituição. Até a realização da assembleia, na segunda, 25, o Ifes não havia respondido aos pedidos e questionamentos do Sinasefe Ifes. O sindicato aguarda retorno do Instituto e segue na luta em defesa da vida. (Clique aqui e saiba mais).

Confira as fotos da atividade: