Notícias

Gestão “Somar e (re)existir: na luta por direitos e pela educação pública” assume a direção do Sinasefe Ifes para o biênio 2021-2023

Gestão “Somar e (re)existir: na luta por direitos e pela educação pública” assume a direção do Sinasefe Ifes para o biênio 2021-2023

Data: 19 de fevereiro de 2021

Nova direção reforçou a importância da participação da categoria na luta por direitos e no enfrentamento aos ataques aos trabalhadores. Posse aconteceu nessa quinta-feira, 18, na sede do sindicato

Na tarde dessa quinta-feira, 18, foi realizada a cerimônia de posse da gestão “Somar e (re)existir: na luta por direitos e pela educação pública”, que assume a direção do Sinasefe para o biênio 2021-2023. O evento foi realizado na sede do sindicato, em Vitória, com um público restrito. A categoria pôde acompanhar a atividade pelas mídias sociais do sindicato, com transmissão ao vivo. 

Além da nova diretoria, Samanta Lopes Maciel e Hudson Cássio Gomes de Oliveira foram empossados como membros do Conselho Fiscal do Sinasefe Ifes pelo mesmo biênio. 

A cerimônia de posse foi aberta com a leitura da ata do resultado final das eleições do Sinasefe Ifes. O documento foi produzido ao final da votação, ocorrida no dia 3 de fevereiro, e apresenta as informações que garantem a eleição da chapa “Somar e (re)existir: na luta por direitos e pela educação pública” e do Conselho Fiscal. A ata foi lida pela integrante da comissão eleitoral Maria da Penha Xavier.

O presidente da comissão, Levi Ramos, ressaltou que as eleições do Sinasefe Ifes foram atípicas, já que a Covid-19 impossibilitou a realização das eleições presenciais e forçou a elaboração de um Código Eleitoral adaptado à realidade incomum provocada pela pandemia, como a previsão da votação online. O Código Eleitoral foi aprovado em assembleia geral extraordinária da categoria em 8 de dezembro de 2020.

Além da forma de votação, ele lembrou que o mandato da gestão passada também foi prorrogado em função da Covid-19, e que as eleições eram para ter sido realizadas em junho de 2020. 

“Pra mim é uma data muito relevante. É uma data que a gente vai lembrar sempre, pois, como membro da diretoria e desta comissão eleitoral, eu lembro a vocês que nós estamos em uma eleição que aconteceu de um modo atípico”, disse Ramos.

Luta e diálogo

Após as falas dos membros da comissão eleitoral, foi dado espaço à nova gestão. O coordenador-geral Thalismar Matias Gonçalves (campus Viana) falou em nome da chapa empossada “Somar e (re)existir: na luta por direitos e pela educação pública”.

Em seu discurso, Gonçalves destacou que a chapa foi construída com diálogo e que a articulação “resulta de um esforço coletivo de construção de um projeto de diretoria que seja combativa em prol dos direitos dos servidores e das servidoras, e do direito à educação pública, e também um projeto de gestão representativa”.

O coordenador-geral Thalismar Gonçalves fala em nome da nova gestão

O coordenador também reforçou a importância da participação da categoria na luta por direitos e no enfrentamento aos desafios presentes. Entre as adversidades, está a garantia da vida de estudantes e servidores frente ao risco de retorno das aulas presenciais, em um contexto de alta nos casos de contaminados e mortos pela Covid-19 e de lenta imunização. Gonçalves ainda destacou a importância de lutar contra a PEC 32/2020, a Reforma Administrativa, que destruirá o serviço público brasileiro e prejudicará a população mais vulnerável e que depende dos serviços públicos.

“Para enfrentarmos tais desafios e garantir a nossa existência enquanto servidores públicos, e para que o instituto federal garanta, de fato, uma educação pública, gratuita e de qualidade para população capixaba, por mais que esse grupo da diretoria seja valente e combativo, precisaremos de todos os servidores e servidoras, em especial os que compõem a nossa base. Desde já, fica o convite, na verdade, uma convocação para que se aproximem do Sinasefe Ifes. Para resistir, é preciso somar, ou para somar, é preciso resistir”, disse Gonçalves.

A luta continua

Em nome da gestão que finalizou o mandato nessa quinta-feira, 18, a agora ex-coordenadora-geral Lucia Helena Pazzini de Souza, reforçou que é muito importante que o sindicato se mantenha vivo e atuante. Ela também agradeceu à nova gestão e pediu que a base apoie e ajude a nova diretoria.

“Vamos fortalecer essa luta, porque a gente sabe que os tempos ruins já estão aí e vão piorar ainda mais. Então, a gente precisa que a categoria se una e continue na luta. Agradeço aos colegas pela disposição de continuar a luta”, disse.

Clique aqui e assista a cerimônia de posse. 

Fotos da posse:

Saiba mais

Comissão eleitoral divulga resultado das eleições do Sinasefe Ifes para biênio 2021-2023
Eleições Sinasefe Ifes: conheça a chapa única do pleito
Comissão eleitoral informa que não houve nenhum pedido de impugnação da chapa única
Pular para o conteúdo