Notícias

Livro discute a importância da literatura na transição escolar e na alfabetização

Livro discute a importância da literatura na transição escolar e na alfabetização

Data: 21 de agosto de 2019

“Sobre lagartas e borboletas e sobre não ter medo de voar – A literatura e a transição da educação infantil para o ensino fundamental” é organizado pela educadora Elis Beatriz de Lima Falcão, filiada ao Sinasefe Ifes e docente do Centro de Educação Infantil Criarte, da Ufes

Nesta quinta-feira, 22, acontece o lançamento do livro “Sobre lagartas e borboletas e sobre não ter medo de voar – A literatura e a transição da educação infantil para o ensino fundamental”, organizado pela educadora Elis Beatriz de Lima Falcão, filiada ao Sinasefe Ifes e docente do Centro de Educação Infantil Criarte, da Ufes. Segundo a autora, o material surgiu a partir de um projeto de extensão da Universidade.

Em entrevista ao Sinasefe Ifes, ela explica que o projeto de extensão “Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental” foi realizado a partir de uma parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e o Centro Municipal de Ensino Fundamental (CMEF) do município de Serra. A pesquisa buscou compreender, nas escolas, como se dá, na prática, a passagem do ensino infantil para o ensino fundamental.

“O nosso objetivo era trabalhar com alunos do primeiro ano práticas que pudessem continuar o processo, inclusive de alfabetização das crianças, que é iniciado na educação infantil, de uma forma lúdica. Porque observamos, e a própria literatura mostra isso, que no primeiro ano há uma ênfase de práticas de alfabetização, que é muito conteudista e não tem muito o lúdico”, explica Elis.

No Brasil, a educação básica é constituída pelo ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além das citadas, completa a educação escolar (não a educação básica) o nível superior, de acordo com a Lei 9.394/96. Também há outras modalidades de ensino no país: Educação de jovens e adultos (ensino fundamental ou médio), Educação profissional ou técnica, Educação especial e Educação a distância (EAD).

Protagonismo

A docente aponta para a importância da literatura, do lúdico e do protagonismo da criança no processo de alfabetização. “Há menos prática de leitura e escrita com produção de sentidos (no primeiro ano), e a gente observa que na educação infantil, as crianças gostam muito da literatura, de práticas de leitura. No projeto, por meio das práticas de leitura, nós trabalhamos de maneira lúdica, com jogos e com a literatura. Assim, as crianças puderam dialogar mais, serem protagonistas”, enfatiza a docente.

Elis também observa que as crianças são tratadas como alunos, e não o que elas são: crianças, e isso tem um impacto na linguagem. “A literatura também mostra que as práticas (realizadas no primeiro ano) não permitem que as crianças exporem suas opiniões, de falarem mais. Elas acabam ouvindo mais do que falando. No projeto, queríamos destacar isso, que no primeiro ano temos que pensar que são crianças, e não como alunos”, pontua.

O livro aborda aspectos da linguagem e do discurso, e é baseado nos estudos do filósofo Mikhail Bakhtin, que segundo a docente “pensa a linguagem como discurso, não de uma forma isolada, mas numa perspectiva discursiva e dialógica e que as crianças são sujeitos desse discurso”.

O material organizado por Elis Beatriz de Lima Falcão conta com textos de Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, também filiada ao Sinasefe Ifes, Lorrana Neves Nobre, Luciana Domingos de Oliveira, Monique Linciano de Azevedo Costa e Raquel Krauzer Alves.

Lançamento

O evento de lançamento do livro “Sobre lagartas e borboletas e sobre não ter medo de voar – A literatura e a transição da educação infantil para o ensino fundamental” acontecerá nesta quinta-feira, 22, às 18 horas, no salão da Adufes, no campus de Goiabeiras da Ufes. Participe!

Sobre a organizadora

Elis Beatriz de Lima Falcão é graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui experiência como pedagoga, professora da educação infantil e dos anos iniciais, assessora em secretaria de educação e na formação de professores. Atualmente é professora do Magistério Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes.

Serviço

Lançamento do livro “Sobre lagartos e borboletas e sobre não ter medo de voar”

Editora: CRV

Local: Salão Adufes – Ufes – Goiabeiras

Horário: 18h à 20h

Pular para o conteúdo