9 de abril de 2012
Por: Haroldo Lima


Share This Story !

Os bancários do Banestes vão eleger nesta semana os 15 primeiros delegados sindicais do banco. A eleição é uma conquista histórica dos banestianos, fruto da mobilização dos trabalhadores na Campanha Salarial 2011/2012.  O pleito começou na manhã desta segunda-feira e vai até sexta-feira (19), dia da apuração da eleição.

“A eleição de delegados é um momento histórico no banco, pois é a primeira vez que garantimos essa conquista em Acordo Coletivo”, afirma o coordenador geral do Sindicato e bancário do Banestes, Jessé Gomes Alvarenga.

O delegado sindical bancários é o representante do Sindicato nos locais de trabalho. Ele (ou ela) faz a ponte entre a agência ou departamento e a entidade, levando as demandas e discutindo soluções. Deve buscar, por exemplo, resolver internamente os problemas que surgem na relação entre os funcionários do setor e o banco, observar as condições de trabalho, entre outras atribuições. Essa representação é essencial na organização interna dos trabalhadores.

“Nós precisamos estabelecer espaços e representações que ajudem a minimizar a precariedade dos locais de trabalho e intensificar a luta no Banestes com a presença delegados sindicais nos bancos. Realizar esta eleição é importante por conta disso.”, aponta o candidato Flávio Teixeira, da Agência Vitória.

Nos últimos anos, principalmente durante o governo Paulo Hartung, a direção do banco mostrou-se intransigente em relação à pauta de reivindicação dos trabalhadores. Durante esse período, o banco ousou perseguir e assediar trabalhadores que aderiram às ações das campanhas salariais.

422 View