Notícias

Adesão ao 29M surpreende e marca a luta contra os ataques do governo Bolsonaro

Adesão ao 29M surpreende e marca a luta contra os ataques do governo Bolsonaro

Data: 31 de maio de 2021

Movimento tomou as ruas do país, e pedia, entre outras pautas, o Fora Bolsonaro e Mourão, bem como marcou a luta contra a Reforma Administrativa. Aconteceram atos em ao menos 18 estados 

A direção do Sinasefe Ifes e a base do sindicato marcaram presença no ato do #29demaio, Dia Nacional de Mobilização, que aconteceu na capital, neste sábado. A concentração da manifestação foi no Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeiras, e seguiu em direção à Reitoria do Ifes, em Santa Lúcia. Movimentos sociais e estudantis, sindicatos e outras entidades estiveram presentes no #29m, que aconteceu em ao menos 18 estados do país.

Conforme o diretor do Sinasefe Ifes Roberto Wallace Viana, a direção do sindicato avaliou que o ato, em Vitória, surpreendeu pela adesão dos participantes. “Durante as reuniões  de preparação, a estimativa era de 700 a 1000 pessoas, porém, o número de participantes foi muito maior.  Foi um ato muito bem organizado e saiu tudo conforme idealizado”, destacou o diretor do Sinasefe Ifes Roberto Wallace Viana.

Os manifestantes presentes na atividade percorreram as avenidas Fernando Ferrari, Nossa Senhora da Penha até chegarem à Avenida Rio Branco, onde fica localizada a Reitoria do Instituto. O movimento pedia pelo Fora Bolsonaro e Mourão, pela vacinação para todas e todos já, pelo auxílio emergencial de R$ 600, bem como marcou a luta contra a Reforma Administrativa e os cortes no orçamento da educação.

“O Sinasefe Ifes se preocupou com a questão  da segurança sanitária e do distanciamento social, distribuindo kits com máscaras, álcool em gel, água e bambolês para manter o distanciamento social”, ressaltou Wallace, sobre as questões de segurança adotadas pelo sindicato.  

Confira o vídeo da diretora do Sinasefe Ifes Patricia Andrade sobre a atividade:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Sinasefe Ifes (@sinasefeifes_oficial)

 

São Mateus

Além da manifestação na capital, houve também atividade na região Norte do Estado, em São Mateus. Confira!

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Uma publicação compartilhada por Sinasefe Ifes (@sinasefeifes_oficial)

 

Pelo país

O 29M teve uma adesão nacional importante. Conforme o SINASEFE, aconteceram atos em ao menos 18 estados. “As seções sindicais se organizaram e, além de denunciar o governo genocida, levaram as pautas da educação pública para as avenidas, praças, pontes e estradas”, ressaltou o sindicato nacional. Clique aqui e confira como foram os atos pelo país.

19 de junho

A luta nacional pelo Fora Bolsonaro e Mourão já tem uma nova data para continuar: 19 de junho. O Sinasefe Ifes irá discutir junto à categoria a continuidade dessa luta e a participação nesse novo dia de luta. Em breve mais informações.

Pular para o conteúdo