Nota de repúdio aos ataques a trabalhadoras do campus Montanha

Data: 30 de setembro de 2022

Sindicato reforça a defesa pela democracia e à liberdade de manifestação política

O Sinasefe Ifes vem a público repudiar os ataques difamatórios a servidoras do Ifes campus Montanha, inclusive à diretora desta seção sindical do SINASEFE Nacional. As trabalhadoras foram atacadas nas redes sociais após a postagem de uma foto, nas dependências do campus, que demonstrava o exercício ao direito democrático de expressão política. Elas vestiam camisetas na cor preta com os dizeres “Ciência & Balbúrdia & SUS & Ele Não”.

A foto foi manipulada e utilizada para realizar os ataques ofensivos, bem como divulgar informações falsas, como a de que as trabalhadoras estavam distribuindo adesivos de políticos. Esses ataques representam a criminalização da liberdade democrática de expressão política. A utilização de camisetas com posicionamento político/ideológico não encontra proibição na legislação eleitoral.

O Sinasefe Ifes compreende que esse tipo de violência faz parte do discurso autoritário adotado pelo cidadão que ocupa a cadeira da presidência da República, que desrespeita a liberdade política, a democracia, o movimento sindical, o que acaba por acarretar em ataques como os proferidos às trabalhadoras do campus Montanha. Pessoas que fazem isso não têm apreço à democracia.

É preciso reiterar o óbvio: Ciência & Balbúrdia & SUS & Ele Não! O Sinasefe Ifes não abre mão e defende o debate de ideias, do espaço educativo como espaço democrático, de disputas, divergências, convergências, análises e sínteses.

O sindicato estará sempre na luta pela democracia e pela educação e seus espaços plurais e repudia todo e qualquer tipo de violência. O Sinasefe Ifes também se solidariza com as trabalhadoras do campus Montanha.

Democracia sim! Violência não!