Notícias

Representantes do Sinasefe Ifes fortalecerão ato em defesa da aposentadoria, do emprego e da Educação Pública em Brasília

Representantes do Sinasefe Ifes fortalecerão ato em defesa da aposentadoria, do emprego e da Educação Pública em Brasília

Data: 5 de julho de 2019

Manifestação faz parte da programação da 160ª Plenária Nacional, que será realizada de 12 a 14 de julho. Em assembleia geral, no dia 3, a categoria elegeu um delegado, um observador e uma observadora para a plena

O Sinasefe Ifes elegeu um delegado para a 160ª Plenária Nacional do Sinasefe, que será realizada de 12 a 14 de julho, em Brasília. O servidor eleito foi Clério Lucas Guaitolini.

A escolha aconteceu em assembleia geral, nessa terça-feira, 3 de julho, na sede do sindicato, no bairro Jucutuquara, em Vitória.

Os/as presentes também aprovaram a ida de um observador e uma observadora para o evento, o servidor do Ifes Roberto Wallace Viana e a servidora da Ufes Fabíola Alves Coutinho Gava.

Entre os pontos de debate na plenária nacional, o delegado foi orientado a defender a tese de manter a realização do congresso do Sinasefe Nacional para este ano. A orientação foi aprovada por unanimidade pela assembleia geral.

Além das atividades da plena, os representantes e a representante do sindicato participarão de um ato em defesa da Educação Pública, do emprego e da aposentadoria dos/as brasileiro/as, no dia 12, sexta-feira.

A manifestação faz parte da programação da plenária. Clique aqui e confira a programação.

Em defesa da aposentadoria e da educação!

O diretor de formação sindical do Sinasefe Ifes, Carlos Alberto Firmino, aproveitou a análise de conjuntura para reforçar a importância de fortalecer atos em repúdio aos cortes do governo Bolsonaro e contra a política de desmonte do Estado brasileiro.

Ele também destacou a força dos atos em defesa da educação pública, nos dias 15 e 30 de maio, e da Greve Geral, no dia 14 de junho. “O sindicato participou dos atos contra os ataques. Fomos às ruas com os estudantes em defesa da Educação e marchamos em defesa da aposentadoria na Greve Geral”, disse o coordenador.

Saiba mais sobre o ato do dia 15 de maio. 

Saiba mais sobre o ato do dia 30 de maio. 

Saiba mais sobre a Greve Geral, no dia 14 de junho.

O coordenador de pessoal do Sinasefe Nacional, Aliomar da Silva, esteve presente na reunião e pontuou que somente a luta pode conquistar, defender e garantir direitos.

“Nos dias de hoje, os servidores desfrutam de direitos que foram conquistados com muita luta pelo movimento sindical. Nem sempre foi assim e nós temos que recordar isso junto às nossas bases”, reforçou.

Informes

A coordenadora do Sinasefe Ifes, Lucia Helena Pazzini, informou que este ano a direção está à frente da organização da “Festa da Categoria 2019”. Em breve, o sindicato convocará uma assembleia para discutir sobre o evento.

Ela informou ainda que, antes do final da atual gestão, será realizado um encontro de mulheres.

Controle de frequência

O novo ponto eletrônico foi destaque na fala do coordenador Carlos.

Ele apontou que o sistema implantado, com base na IN 02, é um ataque aos direitos dos servidores, além de dificultar a rotina de trabalho. Isso poderia ser evitado considerando a prerrogativa da autonomia universitária.

“Desde o início de nossa participação na comissão do ponto nos colocamos contra a IN 02 e a postura da gestão do Ifes. A IN fere nossos direitos em vários artigos, como demonstrado em diversas matérias publicadas em nosso site. A gestão não tem tido respostas para a maioria de nossos questionamentos. É o caso das viagens a serviço, por exemplo, o trabalho dos TAE’s em dias letivos aos sábados, sobre participação de servidores em atividades sindicais, sobre a questão dos vigilantes e mais um conjunto de dúvidas jurídicas que foram enviadas ao procurador, por meio da comissão, solicitando parecer”, afirmou o coordenador.

Carlos chamou atenção também para outras questões. “E ainda, a falta de infraestrutura, de pessoal e de capacitação de servidores para implantação do ponto, ocorrida em 1º de julho. Isso tem criado um ambiente de insatisfação generalizada, com os problemas que tem gerado”.

Saiba mais sobre as reuniões da comissão sobre controle de frequência:

Comissão define cronograma de treinamento para instituição do novo ponto

Sinasefe Seção Ifes diverge de proposta do Ifes para novo controle de frequência de servidores

Sinasefe realiza reunião com o Instituto e demonstra que banco de horas viola direito à remuneração por serviço extraordinário

IN 02/2018: Sinasefe participa de reunião e cobra que não haja engessamento no trabalho dos servidores

Sinasefe Ifes fará parte da comissão que discute a reformulação do ponto eletrônico

Congresso da Conlutas

A assembleia também discutiu sobre o 4º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que será de 15 a 18 de agosto, em São Paulo (SP). 

Segundo a direção, o número de delegados/as que a Seção Ifes terá direito de enviar será definido na plenária nacional. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Pular para o conteúdo