Greve Sanitária Notícias

Retorno presencial: Sinasefe Ifes cobra que campus de Viana siga protocolos e a comunidade receba as devidas orientações

Retorno presencial: Sinasefe Ifes cobra que campus de Viana siga protocolos e a comunidade receba as devidas orientações

Data: 15 de setembro de 2021

Reivindicações foram solicitadas por meio de ofício enviado à direção da unidade de ensino, após relatos de descumprimento apresentados ao sindicato em assembleia local

O Sinasefe Ifes enviou um ofício à direção do campus de Viana pedindo que a unidade de ensino siga os protocolos de segurança sanitária e promova orientações à comunidade acadêmica e que, caso não consiga cumprir, não retorne às aulas presenciais. O sindicato recebeu relatos de um “evento teste” realizado no dia 27 de agosto, no qual as medidas de segurança não foram seguidas pelos presentes.

Os relatos foram apresentados ao Sinasefe Ifes na sexta-feira, 10, em uma assembleia local do Campus de Viana, realizada no formato online. Os filiados e filiadas demonstraram preocupação com a situação. A pauta do encontro foi explicitar a Greve Sanitária e discutir o retorno presencial no campus.

Conforme os relatos, no “evento teste” realizado pela direção do campus, para avaliação dos protocolos de segurança sanitária, aconteceram situações preocupantes. Entre elas, o não cumprimento do distanciamento social: servidores/as se acomodaram nas carteiras como desejaram, ficando próximos; Falta de cuidado com o manuseio de itens coletivos: dois aparelhos de captação de áudio passaram de mão em mão sem a devida higienização; O uso inadequado da máscara: todas as pessoas presentes estavam com máscaras, sendo a maioria de tecido ou clínica, contudo, em vários momentos houve descuido, como tirar a máscara para falar. Os descuidos foram cometidos tanto por servidores/as quanto por estudantes presentes.

Diante da situação apresentada pelos servidores e servidoras presentes na assembleia, o sindicato enviou na segunda-feira, 13, o ofício ao campus de Viana, em que solicita à gestão do Ifes de Viana, junto com a Comissão de Protocolo de Segurança, promova momentos de treinamento e informação para a comunidade (servidores, terceirizados, estudantes e famílias) antes do retorno presencial; Além disso, que a gestão do campus divulgue para a comunidade que todos os protocolos de segurança do Ifes estarão garantidos no campus: distanciamento social, sinalização, capacidade máxima de ocupação por espaço, aferição da temperatura, utilização de EPIs, etc; Bem como: caso o campus não tenha condições de cumprir com a devida qualidade os protocolos de segurança, que não retorne com as aulas presenciais.

O Sinasefe Ifes também fez indagações à gestão do campus de Viana: como será acompanhando o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária: há uma equipe responsável? Caso seja observada alguma irregularidade ou descumprimento do protocolo, como os servidores e os estudantes devem proceder?

O sindicato reforça que, apesar do avanço da vacinação da população e dos indicadores de queda no número de novos casos e mortes por Covid-19, a pandemia não acabou. E que a greve sanitária continua. Clique aqui e saiba mais.

Encontro com a direção do campus

No dia 26 de agosto, a direção do Sinasefe Ifes participou de uma reunião com a gestão do campus de Viana. Estiveram presentes a diretora, Regiane Teodoro, e a chefe de gabinete, Sabrina Machado. No encontro, a gestão informou que há possibilidade de retorno presencial em setembro para as turmas finalistas, como um experimento para o retorno gradual em outubro.

Conforme a gestão, o campus é pequeno e conta com cerca de 30 servidores (entre TAEs e docentes) e 20 trabalhadores/as terceirizados, o que poderia facilitar a execução dos protocolos de segurança sanitária. Também informou que os insumos necessários já foram adquiridos. Ressaltou ainda que o campus já tem servidores trabalhando presencialmente, mas salientou que são poucos, limitando a ocupação das salas a uma pessoa.

Clique aqui e confira o ofício enviado à gestão do campus de Viana.
Clique aqui e confira o protocolo de retorno.

 

Pular para o conteúdo