16 de novembro de 2021
Por: Comunicação


Share This Story !

Evento tem o objetivo de refletir sobre os desafios da Filosofia no contexto da Rede Federal, além de promover a mobilização para um evento em nível nacional com a mesma temática, a ser realizado no ano de 2022

O Grupo Nacional de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Docentes de Filosofia na Rede Federal EPCT) realizará, nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, o evento “Rumos para o I Encontro de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

A ação tem o objetivo de refletir sobre os desafios da Filosofia no contexto da Rede Federal, além de promover a mobilização para um evento em nível nacional com a mesma temática, a ser realizado no ano de 2022.

“Pela primeira vez na história da Rede Federal de EPCT iremos nos reunir para trazer essa reflexão para nós mesmos e para os demais interessados: como nós, docentes, trabalhamos e vemos a Filosofia enquanto ensino a nível Integrado, Subsequente e Superior? Então, em 2022, traremos essa discussão sobre como se configura a Filosofia em nossas instituições de Ensino da Rede Federal EPCT? Quais são os dilemas? Quais são os desafios?”, questiona o professor de Filosofia do Campus Ceará-Mirim do IFRN e membro do Coletivo, Jorge dos Santos Lima.

“Este 1º encontro representa muito para os docentes de Filosofia da Rede Federal. Temos especificidades que diferenciam bastante nossas atividades dos demais sistemas públicos de ensino. E, com a chegada do novo ensino médio e as mudanças no Plano Nacional do Livro Didático, esta união em nível nacional se tornou imprescindível, pois já temos e teremos cada vez mais, muitas batalhas em defesa das ciências humanas e da filosofia nos currículos da educação profissional da Rede”, reflete a professora Tatiana Rotolo. Ela é professora de Filosofia do Campus Riacho Fundo (IFB) e uma das integrantes do Coletivo e da comissão de organização do evento.

O Coletivo se formou pelas redes sociais, a partir de uma iniciativa dos professores José Rogerio de Oliveira (IFB Campus Planaltina) e Tatiana Rotolo. “Hoje temos várias frentes de ação, desde a divulgação de ações pedagógicas dos docentes, de eventos nos mais diversos campi, até a articulação de um Coletivo Nacional”, comenta Tatiana.

Evento e inscrições

O “Rumos para o 1º Encontro de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, sempre a partir das 19h30. O evento será transmitido pelo canal do YouTube Docentes de Filosofia – Rede Federal EPCT e contará com a participação do professor Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mediado pelo professor Avelino de Lima Neto (Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN) e de membros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Neste evento, o Grupo de Filosofia conta com a parceria do IFRN, em publicações de anais e do SINASEFE para a comunicação e transmissão. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de novembro no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Programação

18 de novembro

Tema A Filosofia na formação integral frente as contrarreformas educacionais e os impactos na Rede Federal EPCT
Participantes Palestrante: Prof. Dr. Sílvio Gallo (Unicamp). Mediação: professor e pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino de Lima Neto
Link https://youtu.be/2UHvv8tDxJo

19 de novembro

Tema Filosofia na Rede Federal EPCT: rumos e mobilizações para 2022
Participantes Docentes de Filosofia da Rede Federal EPCT
Link https://youtu.be/GJfW72jRlfY

Docentes de Filosofia na Rede Federal EPCT

Formado voluntária e oficialmente no dia 6 de agosto de 2021, o Grupo Nacional de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se propõe a “fazer avançar, aprofundar e sistematizar o conhecimento no campo da Filosofia na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal, por meio da mobilização especial dos docentes de Filosofia dedicadas a este objetivo”.

Atualmente, o Coletivo possui mais de 200 professores de Filosofia da Rede Federal EPTCT de todas as regiões do país e é a expressão coletiva de professores de cunho científico, civil, cultural e sem fins lucrativos.

Mais informações

Para saber mais contate diretamente a organização do evento em: [email protected] e/ou via Grupo de WhatsApp.

Fonte: SINASEFE. 

56 View