Notícias

Seminário de Humanidades do campus Linhares propõe reflexão sobre o modelo capitalista. Inscreva-se!

Seminário de Humanidades do campus Linhares propõe reflexão sobre o modelo capitalista. Inscreva-se!

Data: 18 de abril de 2013

O campus Linhares promove o III Seminário de Humanidades, de 24 a 26 de abril.O evento ocorrerá juntamente com a I Semana de Estudos da Secretaria Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura Municipal de Linhares. Os eventos terão como tema 500 Anos da Era Capitalista e são uma realização conjunta entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e a Prefeitura de Linhares, com apoio da Seção Sindical Ifes.

O campus Linhares já realizou duas edições do Seminário de Humanidades e, neste ano, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Cultura do município. Com o interesse da administração municipal em participar do evento, foi criada a I Semana de Estudos da Secretaria de Cultura de Linhares. A programação dos eventos é constituída de minicursos e será realizada em diversos locais: campus Linhares, polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB, Centro Cultural Nice Avanza e Biblioteca Municipal.

Os palestrantes são dos campi de Linhares, Guarapari e Aracruz, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, da Faculdade de Ensino Superior de Linhares, de secretarias municipais da Prefeitura de Linhares e de movimentos sociais ligados à luta pela democratização da comunicação social no Brasil, ao movimento estudantil e à luta pelo acesso à terra.

A abertura será realizada na quarta-feira (24), a partir das 18h30min, no Centro Cultural Nice Avanza, com mesa de autoridades e palestra com o professor do campus Linhares, Joel José de Souza, com o tema Capitalismo e crise. No mesmo dia, haverá ainda um concerto da Orquestra Pop & Jazz do Ifes, às 20h15min, na Praça 22 de agosto. O programa contará com a apresentação de músicas de Luiz Gonzaga, Marcos Vale, Edu Lobo, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de canções do Pop Nacional, Jazz e Blues.

O encerramento, na sexta-feira (26), contará com apresentação de um grupo musical de alunos do campus Linhares e de grupos folclóricos do município, a partir das 18h30min, na Praça 22 de Agosto. A programação cultural e os minicursos são abertos ao público.

III Seminário de Humanidades

O III Seminário de Humanidades tem como proposta repensar a sociedade a partir das falhas que o modelo de desenvolvimento capitalista tem apresentado ao longo do tempo, especialmente com a crise econômica que atingiu as maiores economias do mundo nos últimos anos.

O evento tem como objetivo fomentar a pesquisa na área de ciências humanas e ampliar as camadas de compreensão das vivências sociais, concernentes à vida prática dos alunos envolvidos no projeto. A iniciativa é resultado do trabalho realizado com os estudantes durante o ano de 2012 nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, Geografia e História, dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração e em Automação Industrial do campus Linhares.

Nas aulas, os alunos trabalharam com o desenvolvimento de conceitos ligados à história do capitalismo e o seminário visa à consolidação das discussões que foram realizadas em sala de aula. Para isso, pesquisadores das áreas acadêmicas envolvidas e militantes de movimentos sociais vão compartilhar com os alunos, por meio de minicursos, suas vivências e experiências com os temas em questão.

São ofertadas 2.160 vagas em 24 minicursos, que abordarão diferentes temas dentro da temática do evento. Podem participar a comunidade em geral, trabalhadores de todos os setores, alunos do ensino médio, do ensino superior, de pós-graduação e estudantes de todos os campi do Ifes.

É possível se inscrever em mais de um minicurso, desde que em horários diferentes. As inscrições podem ser feitas até o dia do minicurso, enquanto houver vagas. Também serão aceitas inscrições durante o evento nas mesas de credenciamento alocadas nos locais onde serão realizados os minicursos.

Confira a programação clicando AQUI e inscreva-se AQUI.

Fonte: Ifes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo