Outubro Rosa

Sinasefe Ifes conscientiza servidoras e servidores do Ifes sobre a campanha “Outubro Rosa”

Sinasefe Ifes conscientiza servidoras e servidores do Ifes sobre a campanha “Outubro Rosa”

Data: 19 de outubro de 2018

Coordenadoras do sindicato participaram de ação na biblioteca do Ifes, em Jucutuquara

O câncer de mama é um dos tipos de tumores mais comuns no mundo entre as mulheres. Uma em cada 10 mulheres são diagnosticadas com a doença.

Pensando na saúde da classe trabalhadora, a diretoria do Sinasefe Seção Ifes aderiu à campanha de conscientização à prevenção do câncer de mama, o “Outubro Rosa”.

WhatsApp Image 2018-10-10 at 16.21.49

No início deste mês, as coordenadoras do sindicato Norma Pignaton Recla Lima (tesoureira adjunta da Coordenação de Administração e Finanças) e Lucia Helena Pazzini de Souza (Coordenação Geral) participaram de uma ação do sindicato para a promoção da campanha.

A atividade aconteceu na biblioteca do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no bairro Jucutuquara, em Vitória.

Segundo a coordenadora Norma, a saúde do trabalhador e da trabalhadora também é pauta do sindicato. “Falamos sobre prevenção e cuidados com o corpo não apenas para a nossa categoria, mas para toda a classe trabalhadora”, disse.

Camisas da campanha “Outubro Rosa” também foram distribuídas aos presentes como forma de chamar atenção sobre a doença.

Fique atenta/a aos sinais!

O sindicato destacou para as mulheres e homens, nos locais de trabalho, sobre a importância da realização de exames anuais.

WhatsApp Image 2018-10-10 at 16.19.25

“Os exames podem ser feitos no SUS. Mas nada impede que elas façam uma autoavaliação dos seios em casa. E, através disso, prevenir ou diagnosticar a doença”, alertou a coordenadora Norma.

A coordenadora ainda destacou que ela realiza o exame todos os anos.

Clique aqui e saiba como realizar o auto exame.

Visibilidade

A coordenadora Lúcia ressaltou que essa atividade já era realizada no setor, mas que este ano contou com a presença das diretoras.

“A biblioteca é um dos lugares onde podemos ter uma grande visibilidade. E usamos esse espaço para incentivar a prevenção sobre o câncer e alertar os homens e as mulheres sobre essa questão”, apontou a diretora.

WhatsApp Image 2018-10-10 at 16.20.22

Base

A técnica-administrativa (TAE) Clecy Saiter Araujo Oliveira, que atua como bibliotecária no Ifes Campus Vitória, no bairro Goiabeiras, esteve presente na atividade e chamou atenção para a quantidade de mulheres que morrem devido à doença.

“O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Na biblioteca, nós abraçamos a campanha todos os anos e também a estimulamos em conjunto com a Semana do Livro e da Biblioteca”, destacou Clecy.

Pular para o conteúdo