Sinasefe Ifes discorda da decisão do Consup e convoca categoria para assembleia geral na terça, 27

Data: 23 de julho de 2021

Conselho aprovou a Resolução N° 36/2021 que prevê os meses de agosto e setembro de 2021 como período de transição para o retorno presencial

Em reunião nesta sexta-feira, 23 de julho de 2021, o Consup aprovou a Resolução N° 36/2021 que prevê os meses de agosto e setembro de 2021 como período de transição para o retorno presencial, já informando a possibilidade de retorno em algumas situações, como as turmas finalistas. A resolução ainda indica o retorno presencial escalonado para outubro.

O Sinasefe Ifes defende que o retorno presencial seguro, de fato, só é possível com 70% da população completamente imunizada por meio da vacinação, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa defesa se sustenta porque só a vacinação em massa pode restringir a circulação do vírus. Uma vez que no Brasil nunca teve medidas eficazes para garantir o distanciamento social e parte da população brasileira acompanha a narrativa negacionista do Presidente da República.

Essa decisão do Consup impõe aos campi a responsabilidade de organizar o retorno e garantir os protocolos de segurança sanitária. O Sinasefe Ifes vê com preocupação essa medida, uma vez que há relatos que os campi não estão preparados com os equipamentos e os insumos necessários.

Além disso, o Sinasefe Ifes também defende que é fundamental a testagem dos servidores e das servidoras e de amostra de alunos/as (Reunião com a Reitoria e o Conselho Superior) em um cenário em que a população ainda não está vacinada.

O Sinasefe Ifes reitera o seu compromisso em defesa da vida das servidoras, servidores, alunas, alunos e seus familiares. E nesse sentido, e diante dessa resolução, fortalece o convite para a assembleia geral virtual nesta terça-feira, 27 de julho, que terá como pauta o retorno às atividades presenciais e o ensino flexível no Ifes. Também estarão na pauta os impactos da Reforma do Ensino Médio e a escolha dos livros didáticos no Instituto. A reunião será às 19 horas, pela plataforma Cisco Webex.

A assembleia será realizada pela plataforma Cisco Webex pelo seguinte link: https://sinasefeifes.webex.com/webappng/sites/sinasefeifes/meeting/info/dd165afda59e4c988112369d901c0dff?isPopupRegisterView=true

Confira abaixo o passo-a-passo para acessar e participar:

1 – Se a/o participante for utilizar o celular, deverá baixar o aplicativo Cisco Webex Meetings;

2 – Em seguida, deverá clicar no link da reunião (informação acima) e fazer o seu registro para entrar na atividade. É muito rápido. Você apenas vai inserir o seu nome e e-mail. Após o registro, você receberá um e-mail imediatamente em que aparecerá o botão “ENTRAR NA REUNIÃO”. Caso a sala já esteja aberta, após clicar no botão “ENTRAR NA REUNIÃO”, você entra na sala virtual;

3 – Caso esteja com problemas para acessar, favor contactar o sindicato pelo telefone: 27 99834-9127, que buscará a solução para que você possa participar da atividade.

Vitória, 23 de julho de 2021

Direção do Sinasefe Ifes.