16 de abril de 2021
Por: Comunicação


Share This Story !

Evento realizado pelo Governo do Estado aconteceu na quinta-feira, 15. Representantes das categorias de ensino participaram da atividade

Nessa quinta-feira, 15, o Sinasefe Ifes participou do ato simbólico do Governo do Estado que deu início à vacinação contra a Covid-19 dos/as trabalhadores/as da Educação. Além do Sinasefe, representantes das categorias de ensino público das redes municipal e estadual e do ensino privado participaram do evento. A atividade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória. 

O diretor Roberto Wallace Viana representou o Sinasefe Ifes na atividade e avaliou a participação do sindicato como importante. “Fomos convidados pela Secretaria de Educação na noite de quarta-feira (dia 14), e avalio a nossa participação como importante, pela nossa representação da categoria, porque representamos tanto os servidores filiados quanto os não filiados”, disse Roberto, que é técnico administrativo do Ifes campus Serra.

Na solenidade, professores e professoras das redes municipal, estadual, privada, federal e do Ensino Superior (redes pública e privada) foram vacinados contra a Covid-19. O professor Guilherme Augusto de Morais Pinto, 57, do curso de Mecânica, do Ifes campus Vitória, representou os professores do Instituto. 

Nesse contexto de vacinação, é importante ressaltar que o Sinasefe Ifes vem defendendo a imunização para todos os profissionais da educação. Inclusive, o sindicato endossa a campanha promovida pelo SINASEFE Nacional que defende o retorno presencial só com vacina: “A escola quer voltar mas o governo tem que vacinar”. Clique aqui e confira a campanha. 

O sindicato também vem reforçando a manutenção das atividades não presenciais enquanto a pandemia estiver descontrolada e não houver vacinação para todos e todas. Inclusive, o Sinasefe Ifes reiterou o posicionamento em reunião com a direção do Ifes, ocorrida no dia 30 de março. Clique aqui e confira.

Vacinas da reserva técnica

Para vacinar os profissionais da educação, o Estado utilizará as doses das vacinas da chamada reserva técnica, que representa 5% do total de imunizantes que chegam ao Estado. Além dos trabalhadores da educação, os profissionais das forças de segurança também serão imunizados com as vacinas da reserva técnica. 

Conforme o Governo do Estado, será feito escalonamento quanto à idade e à categoria de trabalhadores e classe, sendo realizada de forma decrescente. A vacinação será iniciada com os/as professores/as da educação básica de 50 a 59 anos até chegar aos profissionais de 20 anos. Em seguida, serão vacinados os outros trabalhadores da educação básica, como coordenadores/as, técnicos administrativos pedagogos/as, merendeiras, serventes e demais profissionais. Após, serão vacinados os/as professores do ensino superior, também de 50 a 59 anos, e em seguida os/as demais trabalhadores/as da rede superior. 

Os profissionais da educação não precisarão realizar agendamento da imunização. A lista de vacinação será definida pelo Comitê Interinstitucional para vacinação dos trabalhadores da educação, criado pela Secretaria de Educação (Sedu). A Secretaria de Saúde (Sesa) repassará a listagem para os municípios, que serão responsáveis pela execução da ação. Clique aqui e saiba mais.

Assista à cerimônia de vacinação:

238 View