Notícias

Sinasefe Ifes participa do evento de início da vacinação dos profissionais de Educação do Estado

Sinasefe Ifes participa do evento de início da vacinação dos profissionais de Educação do Estado

Data: 16 de abril de 2021

Evento realizado pelo Governo do Estado aconteceu na quinta-feira, 15. Representantes das categorias de ensino participaram da atividade

Nessa quinta-feira, 15, o Sinasefe Ifes participou do ato simbólico do Governo do Estado que deu início à vacinação contra a Covid-19 dos/as trabalhadores/as da Educação. Além do Sinasefe, representantes das categorias de ensino público das redes municipal e estadual e do ensino privado participaram do evento. A atividade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória. 

O diretor Roberto Wallace Viana representou o Sinasefe Ifes na atividade e avaliou a participação do sindicato como importante. “Fomos convidados pela Secretaria de Educação na noite de quarta-feira (dia 14), e avalio a nossa participação como importante, pela nossa representação da categoria, porque representamos tanto os servidores filiados quanto os não filiados”, disse Roberto, que é técnico administrativo do Ifes campus Serra.

Na solenidade, professores e professoras das redes municipal, estadual, privada, federal e do Ensino Superior (redes pública e privada) foram vacinados contra a Covid-19. O professor Guilherme Augusto de Morais Pinto, 57, do curso de Mecânica, do Ifes campus Vitória, representou os professores do Instituto. 

Nesse contexto de vacinação, é importante ressaltar que o Sinasefe Ifes vem defendendo a imunização para todos os profissionais da educação. Inclusive, o sindicato endossa a campanha promovida pelo SINASEFE Nacional que defende o retorno presencial só com vacina: “A escola quer voltar mas o governo tem que vacinar”. Clique aqui e confira a campanha. 

O sindicato também vem reforçando a manutenção das atividades não presenciais enquanto a pandemia estiver descontrolada e não houver vacinação para todos e todas. Inclusive, o Sinasefe Ifes reiterou o posicionamento em reunião com a direção do Ifes, ocorrida no dia 30 de março. Clique aqui e confira.

Vacinas da reserva técnica

Para vacinar os profissionais da educação, o Estado utilizará as doses das vacinas da chamada reserva técnica, que representa 5% do total de imunizantes que chegam ao Estado. Além dos trabalhadores da educação, os profissionais das forças de segurança também serão imunizados com as vacinas da reserva técnica. 

Conforme o Governo do Estado, será feito escalonamento quanto à idade e à categoria de trabalhadores e classe, sendo realizada de forma decrescente. A vacinação será iniciada com os/as professores/as da educação básica de 50 a 59 anos até chegar aos profissionais de 20 anos. Em seguida, serão vacinados os outros trabalhadores da educação básica, como coordenadores/as, técnicos administrativos pedagogos/as, merendeiras, serventes e demais profissionais. Após, serão vacinados os/as professores do ensino superior, também de 50 a 59 anos, e em seguida os/as demais trabalhadores/as da rede superior. 

Os profissionais da educação não precisarão realizar agendamento da imunização. A lista de vacinação será definida pelo Comitê Interinstitucional para vacinação dos trabalhadores da educação, criado pela Secretaria de Educação (Sedu). A Secretaria de Saúde (Sesa) repassará a listagem para os municípios, que serão responsáveis pela execução da ação. Clique aqui e saiba mais.

Assista à cerimônia de vacinação:

https://www.youtube.com/watch?v=LCY6nyJKMMc
Pular para o conteúdo