Notícias

Sinasefe Ifes pede informações à reitoria e à Sesa sobre afastamentos por Covid-19 no Ifes

Sinasefe Ifes pede informações à reitoria e à Sesa sobre afastamentos por Covid-19 no Ifes

Data: 16 de fevereiro de 2022

Em ofício à Instituição de ensino, o sindicato também pede a atualização dos protocolos de segurança sanitária. Confira!

O Sinasefe Ifes encaminhou dois ofícios ao reitor do Ifes. Em um dos documentos, o sindicato pede a atualização dos protocolos de segurança da instituição e, em outro, os dados sobre afastamentos de servidores/as, professores/as substitutos, estagiários/as, alunos/as e trabalhadores/as terceirizados afastados por Covid-19 nos últimos 30 dias. O sindicato também enviou um terceiro ofício à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No documento enviado à Sesa, o Sinasefe Ifes solicitou os dados de afastamento no Ifes disponíveis na Plataforma Escola Segura, que é alimentada com informações das instituições de ensino do Estado, e concentra informações dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Até a tarde desta quarta-feira, 16, o sindicato seguia sem retorno das Instituições. O envio dos ofícios foi aprovado em assembleia geral da categoria realizada no dia 7 de fevereiro. Clique aqui e confira.

Os pedidos do sindicato ocorrem em meio ao aumento de casos de Covid-19 no Estado, provocados pela variante Ômicron. O Sinasefe Ifes segue na luta em defesa da vida categoria.

Ofícios enviados ao Ifes

No ofício sobre a atualização dos protocolos de segurança sanitária, o sindicato pede que as máscaras de proteção facial do tipo PFF2, KN95 ou similar, sejam incluídas no protocolo. Isso porque elas são mais adequadas para conter a variante Ômicron. No outro pedido sobre o protocolo de segurança, o Sinasefe Ifes pede que a Instituição considere os sintomas gripais como suficientes para colocar o servidor ou a servidora em trabalho remoto, enquanto aguarda a consulta médica e/ou a realização do exame para constatar se está contaminado/a com Covid-19.

Sobre o ofício com o pedido de dados, o Sinasefe ifes se baseia na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), e solicita que “seja disponibilizado, com a máxima urgência, o quantitativo de servidores, professores substitutos, estagiários, alunos e trabalhadores terceirizados afastados em razão do contágio por Covid-19, nos últimos 30 dias”.

Clique aqui e confira o ofício sobre o pedido de informação.
Clique aqui e confira o ofício sobre a atualização dos protocolos.
Clique aqui e confira o ofício enviado à Sesa.

Pular para o conteúdo