Sinasefe Ifes realiza assembleia geral nesta quarta-feira, 19, para definir delegado/a à 164ª Plena do Sinasefe

Data: 18 de agosto de 2020

Encontro extraordinário será transmitido pela plataforma Google Meet, às 13h45

O Sinasefe Ifes convoca a categoria para participar da assembleia geral extraordinária que acontecerá nesta quarta-feira, 19, às 13h45, de forma virtual pela plataforma Google Meet. Entre os pontos de pauta, está a eleição de delegado/a à 164º Plena do Sinasefe e os encaminhamentos das assembleias regionais, que aconteceram no início de agosto.

Para efeito de quórum, a primeira chamada será realizada às 13h45, e a segunda às 14h, conforme previsto no estatuto da entidade. O link pra participação no encontro será distribuído 15 minutos antes da assembleia pelos grupos de WhatsApp do sindicato. Caso o/a trabalhador/a tenha dificuldades em acessar à reunião, deve enviar uma mensagem para o sindicato pelo WhatsApp: (27) 99834-9127.

Os/as servidores presentes definirão o/a representante da base para participar da 164ª Plenária Nacional do Sinasefe, marcada para o dia 22 de agosto e que decidirá sobre a prorrogação do mandato da direção nacional.

Além da designação do/a delegado/a, o Sinasefe Ifes irá referendar os encaminhamentos das assembleias regionais. Os encontros aconteceram por região: no dia 4, nas regiões Norte e Noroeste, no dia 5, na Grande Vitória e no dia 6, na região Sul. Foram feitos os seguintes encaminhamentos:

Encaminhamentos:

Segundo ponto de pauta: Avaliação APNPs

1) Realizar levantamento para coleta de dados sobre as realidades dos campi em relação as APNPs voltado para técnicos, docentes e estudantes (comissão organizadora);

2) Fortalecer a campanha fazendo coleta de informações contra as APNPs;

3) Estimular a mobilização local por campus para avaliar de forma autônoma as APNPs e a proposta de retorno presencial com apoio da diretoria e a comissão de mobilização;

4) Solicitar à Reitoria informações referentes a realidade de cada campi sobre as APNPs utilizado a lei de acesso às informações (ouvidoria).

Terceiro ponto de pauta: Alternativas de manutenção do vínculo com

os estudantes e famílias.

a) uma matéria para abordar a questão de trancamento dos estudantes e da questão da virada do semestre, o que pode significar o esvaziamento do Ifes. Dar preferência a participação de estudantes e servidores;

b) Reforçar a perspectiva de aproximação com os estudantes (grêmios, CAS etc) e famílias (comissão organizadora);

c) Estimular/orientar que os setores pedagógicos evitem o trancamento dos estudantes (incluir na campanha contra as APNPs);

d) Promover live com alunos/famílias.

Quarto ponto de pauta: estado de Greve contra retorno das atividades presenciais

a) A comissão de mobilização deve avaliar a possibilidade de solicitar uma audiência com o Reitor do Ifes (após dia 18/08/2020—férias do reitor) para discutir o retorno das aulas presenciais e essa reunião deve envolver diretoria/base;

b) Fortalecer essa discussão sobre o estado de greve na comissão de mobilização, nas comissões locais e nas duas campanhas que estão em andamento.

Participação

Conforme orientação do Sinasefe, poderão participar da assembleia virtual todos/as os/as servidores/as representados/as pela seção sindical, mas, para efeito de validação da eleição do/a delegado/a de base, apenas os/as servidores/as sindicalizados/as e em dia com suas obrigações estatutárias podem votar. O/a eleito/a também precisa estar em dia com suas obrigações estatutárias.