Notícias

Sinasefe Seção Ifes participa de encontro preparatório para o II ENE

Sinasefe Seção Ifes participa de encontro preparatório para o II ENE

Data: 17 de maio de 2016

CARTAZ_PRE_ENE

Evento antecipa os debates e atividades do II Encontro Nacional da Educação que conta com a participação do Sinasefe

O coordenador de Formação Política e Formação Sindical do Sinasefe Ifes, Clerio Lucas Guaitolini, participa nesta terça-feira, 17, a partir das 16 horas, do encontro preparatório do II Encontro Nacional de Educação (ENE) que acontecerá no Auditório do DDP/PROGEP (antigo NTS), próximo à quadra do Centro de Educação Infantil Criarte, na Ufes. Nesta quarta-feira, 18, os trabalhos continuam das 15 às 21h30.

O evento antecipa os debates e atividades do II Encontro Nacional da Educação, que por sua vez acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho em Brasília (DF).  Os dois eventos têm como objetivo construir um projeto classista e democrático de educação e uma agenda de lutas em defesa da educação pública e gratuita.

A programação desta terça-feira, às 18h30, terá mesas temáticas (panfleto com programação aqui). A primeira delas “Avaliação do I ENE e perspectivas para a segunda edição”, terá como palestrante a professora do Grupo de Política Educacional do ANDES-SN, Vânia Graciele Lezan, da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (SESDUF-RR).  A plenária de abertura seguirá com outros temas, tendo como expositores representantes da Fasubra, Movimento Mulheres em Luta (MML), do RUA/Oposição de esquerda da UNE e Reviravolta Ufes.

Visando enriquecer e ampliar as discussões para o Encontro Nacional que tem como mote “Contra o ajuste fiscal e a dívida pública – por um projeto classista e democrático de Educação”, os organizadores do pré-ENE decidiram realizar a atividade estadual preparatória em duas fases – a primeira nesta semana (terça e quarta) e a outra nos dias 7 e 8 de junho. No próximo dia 20 de maio as entidades organizadoras – Adufes, Sintufes, CSP-Conlutas, RUA/Oposição de Esquerda da UNE, ANEL, UJC, Voz Ativa Ufes e Reviravolta Ufes – têm reunião na Adufes para fechar a programação da continuidade do evento.

A etapa preparatória ao II ENE tem a finalidade de organizar as demandas locais visando à construção de um novo programa para a educação pública, gratuita e de qualidade, contrário ao que está colocado pelos governos. As proposições deliberadas durante as plenárias regionais servirão de propostas para a nacional.

PROGRAMAÇÃO – Etapa Preparatória II ENE – fase 1

TERÇA-FEIRA – 17/05 – 18h30 – Plenária de abertura do II Encontro Nacional de Educação –Etapa Estadual

Tema: Avaliação do I ENE e perspectivas para a segunda edição
Professora do GT de Política Educacional do Andes-SN, Vânia Graciele Lezan

Tema: Formação do trabalhador técnico-administrativo, seu acesso e sua permanência nas universidades
Coordenador de Educação da Fasubra, Mário Guimarães Júnior, representando o Sintufes

Tema: Gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais
Integrante da Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML), Marcela Azevedo

Tema: Acesso e Permanência
Estudante de Nutrição da Ufes, do RUA/Oposiçãode Esquerda da UNE e Reviravolta Ufes – Sophia Rosa (representando os estudantes)

QUARTA-FEIRA – (18/05)
15h às 18 horas – Grupos de Trabalho

EIXOS

1 – Trabalho e formação dos trabalhadores em educação

2 – Acesso e Permanência

3 -Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e questões etnico-raciais

18h30 às 21h30 – Plenária Final

Fonte: Adufes, com edição da Ascom Sinasefe Seção Ifes

Pular para o conteúdo