29 de agosto de 2019
Por: Comunicação



Evento abordará temas como a conquista de espaço pelas mulheres no Ifes, dupla jornada, machismo estrutural e opressão de gênero

O Sinasefe Seção Ifes realiza no dia 18 de outubro, das 8 às 18 horas, o seu Encontro de Mulheres. Será no miniauditório 2, no Ifes campus Vitória, e as mulheres que integram a categoria estão convocadas para que reservem a data. O evento, exclusivo para elas, é aberto para servidoras sindicalizadas e não sindicalizadas do Ifes, Criarte e Eames; trabalhadoras terceirizadas que atuam no Instituto; e também para funcionárias e estagiárias do Sindicato.

O evento vai contar com espaço adequado para receber crianças e as mães poderão levar suas/seus filhas/os. O Encontro, que integra o plano de lutas da atual gestão do Sinasefe Seção Ifes, contará com palestras e debates durante todo o dia. Serão abordados temas como a conquista de espaço pelas mulheres dentro do Ifes, a dupla jornada (emprego/trabalho doméstico), o machismo estrutural e a opressão de gênero que dificultam o avanço das mulheres dentro do Instituto, o silenciamento das mulheres nas decisões, assim como as práticas machistas ainda existentes no próprio movimento sindical.

Importante ressaltar que, em 2016, a categoria aprovou nacionalmente, em seu 31º CONSINASEFE, a tese “Quando as mulheres avançam, nenhum homem retrocede”. Ela prevê que a entidade nacional e as seções locais devem ter direções compostas por 50% de homens e 50% de mulheres, o que já está sendo cumprido pela atual gestão da Seção Ifes que tem paridade entre gêneros em sua diretoria. A aprovação desta tese traz um marco na história do sindicato, que está estruturando, a partir de muita luta, o espaço para a participação das mulheres.

As pré-inscrições para o Encontro de Mulheres do Sinasefe Seção Ifes devem ser realizadas por e-mail, para o endereço [email protected], com envio do nome completo da participante, número da identidade , e informando se a interessada pretende levar crianças, quantas são e quais as suas idades. As vagas para o evento são limitadas.

280 View