História

A FENASEFE – Federação Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1º e 2º graus foi transformada no SINASEFE em 11 de novembro de 1988, no ENCONTRO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE SERVIDORES DAS ESCOLAS FEDERAIS DE 1° E 2° GRAUS, na Cidade de Salvador/BA, logo após a aprovação da constituição de 1988, que entre outras coisas, previu o direito à sindicalização para os Servidores Públicos.

Dez anos depois, no ano de 1998, num Congresso Nacional do Sindicato, realizado na cidade de Manaus/AM, a Entidade passou a se chamar Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional, contemplando a todos os Trabalhadores e Trabalhadoras da Rede Federal de Ensino, lotados nas Instituições de 1º e 2º graus, ampliando a sua representação para além da área tecnológica.

O SINASEFE está organizado em 67 Seções Sindicais e representa, hoje, cerca de 20.000 Trabalhadores Docentes e Técnico-Administrativos em Educação, num universo de 30 mil Trabalhadores e Trabalhadoras lotados nas Escolas Agrotécnicas, Escolas Técnicas, CEFETs, Colégio Pedro II/RJ, Colégios Militares e ex-territórios federais.

As Seções Sindicais que integram o SINASEFE têm regimento próprio, autonomia política, administrativa, econômica, financeira e patrimonial. Cada uma delas é constituída por, no mínimo, 20 Servidores e possui sua Direção, eleita, com mandato de dois anos. Sua área de representação se dá a partir de cada Instituição Federal da Educação Básica ou Profissional, mas poderá ter abrangência da sua base territorial estendida para mais de uma Unidade de Ensino caso não haja condições de determinada Unidade estabelecer e organizar a sua própria Seção Sindical.

Além das Seções Sindicais, existem alguns Sindicatos Locais filiados ao SINASEFE, equiparados a estas Seções Sindicais, tanto quanto aos seus direitos como aos seus deveres. Essa mudança de estrutura e sindicalização, ocorrida a partir de 1998, possibilitou a ampliação do Sindicato Nacional e aglutinou à sua volta muitos dos Servidores Federais da Educação que estavam órfãos de uma representação nacional.

O SINASEFE é um Sindicato Nacional que tem na sua autonomia financeira uma das suas principais características, sendo os seus sindicalizados os únicos responsáveis pela existência e pela manutenção da Entidade. Estes sindicalizados organizam-se por meio das Seções Sindicais, que repassam à Direção Nacional do SINASEFE 20% do que é arrecadado em cada Instituição Federal de Ensino ligada à Base do SINASEFE, com contribuição/filiação voluntária.

Além do movimento nacional, o SINASEFE tem filiação à CEA – Confederação dos Educadores Americanos e CONLUTAS – Coordenação Nacional de Lutas e para a CNESF – Coordenação Nacional de Entidades dos Servidores Federais.

Enfim, o SINASEFE é um Sindicato de Luta e que procura construir a unidade da Classe Trabalhadora, além de uma Sociedade Socialista, assim como prevê o seu estatuto, em busca de uma Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade socialmente referenciada em todos os níveis.

Pular para o conteúdo