4 de maio de 2022
Por: Comunicação


Share This Story !

Atividade acontecerá no dia 27 de maio, no auditório do sindicato, em Vitória

“As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos” será o tema do 2º Encontro de Mulheres da base do Sinasefe Ifes, que acontecerá no dia 27 de maio. A atividade é exclusiva para as mulheres da base e acontecerá no auditório do sindicato, em Jucutuquara, Vitória, a partir das 9h. As inscrições já estão disponíveis. Clique aqui e confira. 

O encontro funcionará como um espaço fundamental de discussão das vidas e lutas das mulheres e de formação política. Os debates abordarão questões importantes, como o enfrentamento às opressões de gênero no cotidiano da atuação política, sindical e no espaço de trabalho das mulheres.

Durante a atividade, serão realizadas duas importantes palestras, que terão como expositoras mulheres que têm se destacado nas lutas no Estado. A primeira palestra será “As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres”, e a segunda “As mulheres e a luta em defesa dos serviços públicos”. Confira abaixo a programação.

Este será o 2º Encontro de Mulheres da base do Sinasefe Ifes. O primeiro aconteceu em 2019, e foi um momento histórico que alertou para os casos de violência, desigualdades para as mulheres no mercado de trabalho e na participação efetiva das sindicalizadas. Clique aqui e confira.

O 2º Encontro de Mulheres da base do Sinasefe Ifes antecede o 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de junho, em Fortaleza-CE. O encontro local indicará representantes para a atividade nacional – o sindicato enviou representantes para os dois encontros nacionais realizados até o momento.

Programação e serviço

2º Encontro de Mulheres da base do Sinasefe Ifes – 2022
“As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos”

09h – Abertura

09h30 às 12h – Palestra – As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres
Ana Paula Rocha (Círculo Palmarino)
Déborah Sabará (Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade – Gold)

12h às 13h30 – Almoço

13h30 15h30 – Palestra 2 – As mulheres e a luta em defesa dos serviços públicos
Junia Zaidan (Adufes)
Edna Calabrez (Fórum Estadual de Mulheres – ES)
Maria da Penha Xavier (Conselho Fiscal do Sinasefe Ifes e servidora campus Vitória)

15h30 – Lanche

16h – Encaminhamentos e indicação de representantes para o 3º Encontro Nacional de Mulheres do Sinasefe

Local – Auditório do Sinasefe Ifes
Data: 27/05/2022 (sexta-feira)

As inscrições já estão disponíveis. Clique aqui e confira. O evento é exclusivo para mulheres.

“As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos”

O tema escolhido para a atividade dialoga com a conjuntura brasileira em meio ao atual desgoverno. O termo fascismo é alvo de debate político e ideológico, porém, há o consenso de que a democracia brasileira está sendo sufocada no momento atual por um desgoverno autoritário. Grupos estão sendo exterminados e perseguidos, como jovens negras/os/es, LGBTQIA+, indígenas, entre outros grupos. Por isso, faz-se necessário levantar vozes contra a violência bélica e militarizada que está instituída no país, gerando medo, incerteza, fome, desemprego e silenciamentos. Também se faz necessário lutar pelos serviços públicos e pelas/os/es servidoras/os/es!

171 View